Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Vacina contra a gripe já está disponível

qui, 24 de abril de 2014 13:14
A expectativa é que a maior parte do público-alvo
da campanha seja vacinada até o dia 9 de maio
A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Foto: Divulgação

A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, teve início na manhã da última terça-feira (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Em Uberlândia, o público alvo da campanha é de 141.919 pessoas e a meta é que 80% desse número sejam vacinados até o dia 9 de maio. As vacinas estão disponíveis à população nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) na zona urbana e rural, das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio, os três subtipos do vírus da gripe que compõem a vacina este ano são o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. “A vacina é segura e segundo estudos a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, disse.

O grupo com prioridade para receber a vacina contra gripe é composto por crianças a partir dos seis meses de vida até os 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais mediante prescrição médica e cadastro em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde.

“Na primeira vez que vacinei, eu tive medo das reações. Após ser imunizada por duas vezes, já nem me preocupo com as reações e alerto todo mundo para vir vacinar e se proteger contra a doença”, contou a dona de casa Doralina Nunes de Souza, 63 anos, que pelo terceiro ano consecutivo vacinou contra a gripe. Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e rigidez no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina não é indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurem a vacinação no período da campanha, até o dia 9 de maio. Assim, quando chegar o inverno, já estarão protegidas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: