Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Uso de softwares livres é tema de festival que acontece em Araguari

qui, 10 de abril de 2014 00:48
Evento marcado para o dia 26 de abril envolve várias
cidades da América Latina; participação é gratuita

TALITA GONÇALVES – Interessados na área de Tecnologia da Informação não podem perder o 10º Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) que acontece simultaneamente em Araguari no dia 26 desse mês (sábado) na Skip Up Training e em várias outras cidades, das 9 às 17h. O evento é gratuito, com vagas limitadas.

O objetivo principal do Flisol é promover o uso do software livre. Para isso, a programação trás palestras de cunho técnico e filosófico sobre o tema, além de oficinas de instalação, o “Install Fest”, que envolve pessoas que possuem conhecimento sobre o assunto e outras que querem saber mais a respeito. Os visitantes levam seus computadores e os voluntários ajudam a instalar os sistemas operacionais.

Software livre é aquele que possui código aberto, ou seja, os usuários têm liberdade para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar. Quem explica é o programador Antônio Carlos Filho. “É como se você comprasse um bolo e junto com ele viesse a receita. Com esse software, temos acesso ao código fonte e conseguimos saber como ele foi feito,” conta.

O Android e o Linux são exemplos de softwares livres. Quanto ao popular Windows possui outro tipo de licença, conhecida como “proprietário”, com direitos reservados ao produtor. “Nem sempre o software livre é gratuito e existem empresas ganhando dinheiro com ele. No evento vamos falar sobre quais são as áreas e a demanda de mercado existentes,” ressaltou o programador, que também será um dos palestrantes no evento.

A liberdade para melhorar, aperfeiçoar e compartilhar é, segundo Antônio Carlos, a “grande sacada” do software livre. “A medicina, por exemplo, só conseguiu avançar porque o conhecimento foi passado adiante. Mas algumas empresas detêm o monopólio de mercado e isso restringe a tecnologia em poucas mãos,” argumentou.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.skipup.com.br/flisol2014/. Mais informações podem ser obtidas na sede da Skip Up, situada à rua Rui Barbosa, 20, Centro. O telefone de contato é 3241-6465.

SOBRE O FLISOL

O Festival Latino­-americano de Instalação de Software Livre é realizado desde 2005, promovendo a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

Esta é a segunda vez que Araguari participa. A primeira edição, promovida em 2013, reuniu 150 pessoas, com inscrições esgotadas uma semana antes. O evento não visa lucro e todo o dinheiro é revertido na organização e hospedagem dos palestrantes. Empresas patrocinadoras terão a logomarca presente em panfletos e camisetas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: