Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Usina de Reciclagem prevê mudanças para destinação correta de resíduos

ter, 29 de julho de 2014 02:34
Operários trabalham na construção da usina que deve ficar pronta em cinco meses. Foto: Divulgação

Operários trabalham na construção da usina que deve ficar pronta em cinco meses. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO (com assessoria) – As obras da Usina de reciclagem localizada ao lado do Cemitério Park estão a todo vapor, previstas para conclusão em cinco meses. As informações foram repassadas pelo secretário de Meio Ambiente, Cristiano Carvalho na tarde desta segunda-feira, 28.

Em entrevista, o titular da pasta afirmou que há vinte dias, a empresa responsável pelo serviço iniciou os trabalhos, cujo investimento é de R$ 269.999,78 e fazem parte dos recursos do Somma Ecco, oriundos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

“Com essa medida vamos dar destinação ambientalmente correta aos restos de materiais de construção que são espalhados pela cidade sem mecanismo de controle efetivo atualmente”, relatou o secretário.

Além disso, no mesmo local está sendo viabilizado o Ecoponto, para recebimento de pneus usados e mais um galpão na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (Ascamara).

“Para lá serão destinados os pneus velhos e posteriormente recolhidos por empresas que os reutilizam”, informou.

Na área ambiental, além da Estação de Tratamento de Esgoto Central, e da Usina, houve o anúncio da construção de seis Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV’s).

As obras de três unidades estão em andamento nos bairros de Fátima, Millenium (residencial Gaivota) e Paineiras. Nas URPV’s, que devem ficar prontas entre 90 e 120 dias, o investimento é de R$ 539,9 mil.

“Estamos com um conjunto de obras em andamento destinadas à proteção ambiental. Essas unidades não são lixões. Os restos de materiais de construção que chegam ao local vão direto para um caminhão e são levados de imediato para a usina que também está em construção, ou seja, essas unidades não vão receber lixo e não serão depósitos”, frisou.

Com a implantação das URPV’s carroceiros serão cadastrados pela secretaria de Trânsito e não poderão mais descartar entulho fora das unidades. Os veículos de tração motorizada utilizados também para transportar esse material são dotados de placas que permitem a identificação. “Jogar entulho em local não autorizado será passível de multa. Com isso esperamos resolver um problema antigo da cidade, como orientação do prefeito Raul Belém (PP)”, concluiu o secretário.

2 Comentários

  1. Isabel disse:

    Gostaria de saber se foi feito um estudo de impacto de vizinhança ou algo semelhante, pois do nada começou a erguer uma obra mal feita na esquina da Mardem Barbosa no Bairro Paineras, rua residencial, onde em períodos de chuva tem um enorme volume de água devido a inclinação da rua, o que fara com que esses materiais sejam despejados nas ruas e avenidas da região tendo em vista que a área está cercada com telas.
    Aguardo resposta.

  2. Shadow disse:

    Só uma dúvida: esse novo Ecoponto para coleta de pneus irá substituir aquele que fica atrás da Prefeitura Municipal (onde pneus são jogados ao ar livre proliferando ratos e mosquitos da dengue) ou passará a ser o segundo Ecoponto da cidade?

Deixe seu comentário: