Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Urnas eletrônicas chegam na próxima semana em Araguari

sex, 22 de agosto de 2014 00:39
Município deve receber 300 equipamentos para as eleições
Serão trazidas 300 urnas que ficarão mantidas no município até depois do segundo turno das eleições. Foto: Arquivo

Serão trazidas 300 urnas que ficarão mantidas no município até depois do segundo turno das eleições. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – A menos de dois meses das eleições, diversos municípios começam a se preparar visando atender a demanda da população. Em Araguari, mais um passo está prestes a ser concretizado com a chegada de 300 urnas eletrônicas.

A entrega dos equipamentos deve ocorrer no dia 29 de agosto. Os aparelhos serão trazidos de Uberlândia por meio da Regional Triângulo (RETRI) diretamente para o Cartório Eleitoral. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, adiantou os procedimentos.

“Serão trazidas 300 urnas que ficarão mantidas no município até depois do segundo turno das eleições, no início de dezembro. Os equipamentos são trazidos por caminhões baú com todas as condições de segurança necessárias, antes de passarem por análise técnica e preparação”, informou.

Com base na afirmação de Fernando Guetti, as urnas serão distribuídas às vésperas das eleições para 42 pontos do município, constituídos por 284 seções. Em Araguari, mais de 85 mil eleitores estão aptos a votar, enquanto cinco mil títulos estão cancelados e 673 suspensos.

O chefe da 16ª Zona Eleitoral aproveitou a oportunidade para lembrar àqueles que estiverem interessados em atuar como voluntários durante o período de votação. “É importante que essas pessoas não deixem de vir ao Cartório, desde que sejam acima de 18 anos e não vinculados a serviços de segurança pública”, completou.

A partir do programa Mesário Voluntário, incentivado pela Justiça Eleitoral, grande parte dos mesários exerce o serviço sem fins lucrativos. Foi assim em 2010, quando 600 mil dos mais de dois milhões de brasileiros que participaram foram voluntários.

O primeiro turno das eleições está marcado para 5 de outubro, enquanto o segundo ocorre no dia 26 do referido mês. Durante o período, os mesários terão o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro de dias dedicados à Justiça Eleitoral. Além disso, contarão com vale-alimentação na data da votação e ainda podem ser beneficiados em determinados concursos públicos como critério de desempate.

Aquele que estiver interessado em participar, basta se deslocar até o Cartório Eleitoral das 12 às 19h em dias úteis e das 12 às 18h aos fins de semana e feriados. O endereço é rua Quinca Mariano, 337, centro.

VOTO EM TRÂNSITO

Terminou nesta quinta-feira, 21, o prazo para votar em trânsito nas eleições presidenciais. Até então, 2.829 eleitores mineiros estão cadastrados no primeiro turno e 2.625 para o segundo. Além de Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Governador Valadares disponibilizarão o serviço.

Aquele que se cadastrou para votar em trânsito, ou seja, fora do seu domicílio eleitoral, será automaticamente excluído de sua zona de origem, somente permitindo no local escolhido. Pessoas que se registraram e não precisam mais do serviço não podem mais cancelar a habilitação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: