Unidos do Paraíso vence Carnaval, mas Arrastão do Miranda contesta resultado
qui, 11 de fevereiro de 2016 08:29por Talita Gonçalves
A decisão que definiu a escola vencedora do desfile do Carnaval Araguari 2016 foi marcada por polêmica: o veredito dos jurados garantiu a vitória da Unidos do Paraíso, que retornou após um hiato de cinco anos. No entanto, a Arrastão do Miranda contestou o resultado e entrou com um recurso. Agora, a escola terá 10 dias para apresentar suas alegações. A apuração dos votos foi realizada na tarde desta terça-feira, 9, na Casa da Cultura Abdala Mameri.
A Unidos do Paraiso obteve 183,0 de pontuação. Logo em seguida, Arrastão do Miranda, 179,6 pontos e Afochés da Nova República ficou em terceiro com 144,8 pontos. Ao todo, 102 integrantes representaram a Unidos do Paraíso na passarela do samba.
Unidos do Sewa, que se apresentou como bloco no ano passado e em 2016 como escola em avaliação, foi aprovada e fará parte do Carnaval juntamente com as titulares no próximo ano. Dessa forma, Unidos do Sewa e Unidos do Paraíso, que retornou neste ano, não receberam subvenção da prefeitura.
A presidente da escola campeã, Gabriela Gomes Rosa, afirmou que os integrantes organizaram eventos e fizeram uma rifa para conseguir o dinheiro, além de receberem patrocínio de empresas do bairro.
Sobre a vitória, ela afirmou que o retorno é suficiente e preferiu não se manifestar quanto às alegações da Arrastão do Miranda. “Nos consideramos campeões pelo simples fato de termos retornado. Não é o troféu, nem a medalha e nem ter vencido que nos dá essa sensação,” afirmou.
Os títulos de “Rainha do batuque” e “Melhor Destaque” ficaram com a Paraiso. Arrastão do Miranda garantiu a vitória nas categorias “Cidadão do samba” e “Passista individual masculino”. Ambas empataram na categoria “Passista individual feminino”. Os Blocos “Melhor Idade: porque velha é a sua avó” e “Maculelê” receberam troféus de participação.
Diante do impasse, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) não realizou a entrega dos troféus, que deve acontecer somente após o período de 10 dias ou após a avaliação da defesa. A presidente da Fundação, Carmen Alvim negou qualquer fraude na votação do Carnaval.
POLÊMICA
O carnavelesco da Arrastão do Miranda, Fernando Antônio Ferreira, apontou diversos problemas envolvendo a organização do Carnaval. Dentre os principais, ele destacou o envolvimento direto entre funcionários da Faec e pessoas ligadas à Fundação com a escola Unidos do Paraíso, a mudança repentina de jurados e notas abaixo do normal, sem qualquer explicação.
A escola entrou na passarela com 169 integrantes. “Teve um quesito que a escola campeã tirou 10, a terceira colocada tirou 9 e nós ganhamos 5. Em 16 anos de história nossa escola nunca recebeu uma nota tão baixa. Não tinha nada que justificasse. Quem viu o desfile sabe,” ressaltou.
Em 2006, uma situação semelhante envolveu as duas agremiações. Após a vitória da Arrastão do Miranda, a Unidos do Paraíso também contestou o resultado. “Não vamos aceitar isso. Como não podemos fazer outro desfile, aquele troféu sai de lá somente se as duas escolas forem consideradas campeãs,” concluiu.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
TROFEU SÃO MUITOS NO PASSADO,IGUAL AIRTON SENA DIA DE CORRIDA DE FORMULA 1 SEMPRE CHEGAVA EM PRIMEIRO,AGORA A VERDADEIRA VITORIA FOI VOLTAR E PARTICIPAR SEM SUBVENÇÃO DA PREFEITURA E SIM COM FORÇAS PROPRIAS DE QUEM AMA ESSA COMUNIDADE,OBRIGADO A TODOS QUE NOS APOIARAM. A CAMPEÃ VOLTOU!