Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Unidade de saúde terá local de controle de ponto eletrônico

ter, 24 de março de 2015 00:43
Sistema biométrico pretende reduzir falta de atendimento na rede pública

DA REDAÇÃO – O Pronto Socorro Municipal deverá se adaptar à portaria nº 1.510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que dispõe sobre a obrigatoriedade do ponto eletrônico – sistema digital que faz o controle de entrada e saída de funcionários. Segundo o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado pelo Procurador geral do município Leonardo Borelli, o prazo para o pleno funcionamento é de até 30 dias.

Em entrevista à reportagem, o diretor geral do departamento de Recursos Humanos da prefeitura, Braulino Borges Vieira informou que o equipamento foi instalado na unidade de saúde pública e objetiva melhorar o atendimento à população. Além disso, a fiscalização pretende evitar fraudes e identificar profissionais faltosos ou que se atrasem na execução dos serviços.

“A próxima etapa é ter acesso à escala de serviço de cada um dos médicos e demais profissionais que exerçam atividade remunerada no P.S. Posteriormente cadastraremos os servidores, pois o ponto eletrônico fará reconhecimento biométrico, uma novidade a ser implantada no município” explicou.

Com a aquisição, o trabalho dos servidores municipais passa a ser monitorado com a nova tecnologia — atualmente, apenas clínicas e alguns centros de saúde da rede particular dispõem do sistema biométrico. O custo aos cofres públicos não foi divulgado à imprensa. A instalação do ponto eletrônico ganhou força após suspeitas de irregularidades e atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais.

Segundo Leonardo Furtado Borelli a dívida refere-se a uma questão envolvendo irregularidades cometidas desde 2007 e constatação de divergências nas folhas de ponto dos servidores, pois os horários estão praticamente uniformes com evidências de que são preenchidos todos os dias em um único ato. Assim não há registro dos efetivos horários de entrada, saída e repouso praticado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: