UniCesumar conecta estudantes do Brasil e do Equador em intercâmbio virtual
ter, 1 de setembro de 2026 08:00Da Redação
Projeto reuniu 60 alunos em uma experiência acadêmica colaborativa, aproximando diferentes culturas, conhecimentos e perspectivas sem que eles precisassem sair do Brasil.
Ter uma experiência internacional durante a graduação não significa, necessariamente, cruzar fronteiras. Por meio da tecnologia e da colaboração entre instituições de diferentes países, estudantes podem entrar em contato com outras culturas, trocar conhecimentos e desenvolver competências para atuar em contextos globais sem sair de suas cidades. É a chamada “internacionalização em casa”, conceito que ganhou forma em uma experiência recente promovida pela EAD UniCesumar em parceria com a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador.
Entre julho e agosto, 30 alunos da UniCesumar, de diferentes regiões do Brasil, e 30 estudantes da UTPL participaram do Collaborative Online International Learning (COIL) – Liderança e Gestão de Equipes Multiculturais. A proposta reuniu brasileiros e equatorianos em atividades acadêmicas desenvolvidas de forma virtual e colaborativa, com foco no tema Liderança e Gestão de Equipes Multiculturais.
O COIL é uma metodologia de ensino e aprendizagem que aproxima professores e estudantes de universidades de diferentes países em torno de conteúdos e atividades compartilhados. No projeto realizado entre UniCesumar e UTPL, participaram alunos dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Gestão Financeira e Gestão de Investimentos e Mercado Financeiro, pela instituição brasileira, e de Administração de Empresas e Finanças, pela universidade equatoriana.
Um dos desafios propostos foi o estudo de caso “Liderança e Conflito em Expansão Multinacional”. A situação simulava os desafios enfrentados por uma empresa em processo de internacionalização, com operações em diferentes países da América do Sul e dificuldades relacionadas à integração das equipes, comunicação, liderança e gestão de pessoas em um ambiente multicultural.
A partir do caso, os estudantes precisaram identificar as causas de um conflito organizacional, avaliar os diferentes pontos de vista envolvidos e discutir decisões que poderiam ter alterado o rumo da situação. O trabalho também estimulou a construção de cenários alternativos e de propostas com ações imediatas, preventivas e estratégicas.
Para Luciano Santana, gerente técnico acadêmico da Vitru Educação, experiências como essa expandem as possibilidades de formação dos estudantes ao tornar o contato internacional acessível independentemente da localização geográfica. “Nossos alunos puderam conhecer novas perspectivas, lidar com diferenças culturais e construir soluções em conjunto. Esse contato amplia o repertório acadêmico e pessoal e proporciona uma experiência diferenciada, que contribui para a formação de profissionais preparados para atuar em contextos cada vez mais globais”, afirma.
Convênio amplia oportunidades de internacionalização
A iniciativa também marca o fortalecimento da parceria entre a UniCesumar e a Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), do Equador. O convênio entre as instituições, renovado em setembro de 2025, potencializa as possibilidades de cooperação acadêmica internacional e cria oportunidades para o desenvolvimento de projetos conjuntos, como o COIL, aproximando estudantes e professores dos dois países por meio de experiências de aprendizagem compartilhadas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 23 DE OUTUBRO sex, 23 de outubro de 2026
- Prefeitura de Araguari avança na regularização fundiária e entrega 14 títulos de imóveis nos bairros Brasília e Parque dos Verdes sex, 23 de outubro de 2026
- Homem de 30 anos morre após confrontar a Polícia Militar durante abordagem sex, 23 de outubro de 2026
- Retirada de urnas para votação começa hoje com preparação positiva do Cartório Eleitoral sex, 23 de outubro de 2026
- 53º BPM inicia operação especial de segurança para o segundo turno das eleições 2026 em Araguari e Indianópolis sex, 23 de outubro de 2026
- 155 eletropostos serão instalados em Minas sex, 23 de outubro de 2026
- AMM celebra 74 anos e lança plataforma com inteligência artificial para modernizar compras e licitações municipais sex, 23 de outubro de 2026
- El Niño pode agravar seca no Norte de Minas qui, 22 de outubro de 2026
- Temporada de pesca se aproxima do fim com início da Piracema em novembro qui, 22 de outubro de 2026
- Monte Carmelo amplia acesso à saúde com mutirão de cirurgias oftalmológicas qui, 22 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...
