Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Um sonho possível: o rugby se destaca no cerrado mineiro

qui, 15 de maio de 2014 00:06

Abertura Ficha Técnica
“Uberlândia, quarta-feira, bairro Brasil. É dia de feira na avenida Mato Grosso. Acordo com o barulho das pessoas, enquanto o sol reflete na janela do meu quarto. Levanto e me curvo a participar da movimentação. Enquanto dirijo para comprar um pastel como ilusão de um café da manhã, deparo-me com a indagação de um velho senhor”.

– Viu o jogo daqueles garotos ontem? Você se parece muito com um deles. Foram campeões do torneio nacional.

Neste momento, saciei minha fome com o afago de uma conquista. Sim, eu era um daqueles garotos, e o rubgy de Uberlândia estava na ponta da língua de quem sequer sabia pronunciar o seu nome”.

Apesar de fictícia, a história que inaugura esta edição é o retrato de um sonho de muitos jovens que vivem por aqui. Mais precisamente, 35 atletas que compõe o Uberlândia Rugby. Desde a unificação entre Uberlândia Rugby Leopardos e o Uberlândia Rugby Clube, a equipe explora diversos pontos do país na busca de propagar ainda mais o esporte.

Carcarás segue rumo ao título do campeonato estadual. Divulgação

Carcarás segue rumo ao título do campeonato estadual. Divulgação


Enquanto times tradicionais de futebol, vôlei e basquete da cidade vêem as perspectivas de sucesso embarcar em queda livre em 2014, os jogadores do “Carcarás” precisam mendigar para chegarem ao local de suas partidas. É o que relata o atleta Caio Santos. Em entrevista à coluna, ele contou algumas das dificuldades enfrentadas diante da baixa difusão e incentivo do esporte no cenário municipal.

“A diretoria está trabalhando com parcerias. Teremos uma reunião esse final de semana para tratar disso. Tentamos o apoio junto à Futel (Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer), mas não tivemos um retorno efetivo. O próximo passo é montar o time juvenil para propagarmos ainda mais esse esporte. Temos o incentivo da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) com o campo de treinamentos e o transporte. Mesmo assim, nem toda vez conseguimos o ônibus. No último jogo, tivemos que pedir dinheiro no semáforo para arrecadar fundos para a viagem”, lembrou.

DESAFIOS

Na próxima semana, o Uberlândia Rugby viaja para Varginha para medir forças com a equipe da casa pelas semifinais do Campeonato Mineiro XV. Quem vencer, enfrenta o melhor de BH Rugby e Taurus Rugby. No ano anterior, os “Carcarás” chegaram a disputar o torneio brasileiro depois de garantir vaga na competição estadual de sete. Em 2014, segundo Caio Santos, o objetivo é chegar ainda mais longe.

“Será a nossa final. Entregamos ao máximo um jogo de cada vez. Nosso foco é chegar à decisão do Campeonato Mineiro XV e faturar o estadual de sete. Temos um time acostumado com desafios, que atua há muito tempo na modalidade. Estamos juntos, com o intuito de sermos campeões”, destacou.

Jogadores de Uberlândia durante viagem a Ouro Preto. Foto: Divulgação

Jogadores de Uberlândia durante viagem a Ouro Preto. Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: