Um monte de analfabetos de canudo nas mãos, por Carlos Delano R. Pinheiro
sex, 11 de abril de 2014 00:09Carlos Delano R. Pinheiro
Sabemos que estamos numa nova era, onde gerir o tempo é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mesmo que esse negócio seja você.
Cresci sendo ensinado a somar, subtrair, multiplicar e dividir usando a tabuada. Cresci também aprendendo que saber escrever e ler bem eram adquiridos por dois caminhos: fazendo ditado e lendo muito. Entretanto, esses ensinamentos ficaram para trás, obsoletos e condenados por cientistas linguísticos, após reconhecer que se tratava de um ensino mecanicista e preso a costumes tradicionais. Mas até que ponto esses recursos prejudicaram a aprendizagem de tantos grandes nomes do nosso passado não tão distante?
Chegou a era da informática, aliás, da tecnologia que se avança, avança e avança…, sempre, sem dar tempo, muitas vezes, de acostumarmo-nos com as suas invenções. Com ela, equipamentos, instrumentos e recursos foram criados para facilitar a vida das pessoas. Essa facilitação, na visão deste humilde educador, pode ser confundida com retrocesso, isso mesmo, retrocesso da nossa capacidade de pensar, de raciocinar e de evoluir, nas ciências, sejam elas exatas ou humanas, não importa, aliás, importa muito, pois reflete em perceptíveis resultados no nosso dia a dia.
Ninguém sabe mais realizar as quatro operações, mesmo que sejam básicas; ninguém mais sabe calcular um percentual simples; ninguém consegue ter decorado em sua mente pelo menos cinco números de telefone; ninguém sabe mais escrever, pois não mais exercita a leitura e a escrita com se deve. Isso é ou não retrocesso?
Tem aluno que não quer mais escrever o que é escrito no quadro. Prefere tirar uma foto do quadro, escrito pelo professor. Até parece que vai ler. Fica na extensa memória do aparelho, infinitamente maior que a sua curta e degenerada memória, não exercitada como se deve.
Mas o número de faculdades particulares no Brasil cresce a cada dia. São tantas, que não falta emprego para as celebridades da mídia ganhar dinheiro com propagandas, mentindo, seguindo um roteiro de interesse, zelando pelo clientelismo. Essas faculdades muitas vezes não têm critérios exigentes para selecionar através de seus vestibulares, a não ser, a capacidade de honrar com o compromisso financeiro em dia.
Muitos universitários sequer sabem escrever. São totalmente despreparados em todos os aspectos básicos da comunicação. Erros gravíssimos que arrancam gargalhadas deles mesmos, como protagonistas de uma tragicomédia 100% brasileira. Caso se tire o celular de suas mãos, apresentar o resultado de 2 x 5, com certeza, 10 não será a nota final.
Mas isso não importa. O mais importante é o diploma, o certificado, o canudo, mesmo que venha a servir para enfeitar a estante, a mesinha do quarto, ou servir especialmente de base, ao lado de uma boa indicação, para tirar do mercado, profissionais preparados.
(Artigo extraído do jornal O Povo online)
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Busca por crédito em Minas cresce 10,8% sáb, 11 de julho de 2026
- Laboratório Central inaugura nova sede e reforça compromisso com a saúde de Araguari sáb, 11 de julho de 2026
- Vitórias apertadas deixam quartas do Trintão em aberto sáb, 11 de julho de 2026
- 4ª rodada vai definir os últimos classificados e os confrontos das semifinais sáb, 11 de julho de 2026
- Uberlândia é contemplada com a implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) sáb, 11 de julho de 2026
- Vereador Guilherme Santana cobra providências para problemas de esgotamento sanitário e drenagem nas ruas Arlindo Mendes, São Luiz e região sáb, 11 de julho de 2026
- Queda de árvore de grande porte no Bosque precisou de auxílio dos Bombeiros sáb, 11 de julho de 2026
- Rodada marca duelo entre Brasília e Bella Suíça, os dois únicos invictos da competição sáb, 11 de julho de 2026
- Prefeitura de Indianópolis participa do lançamento das obras de duplicação da BR-365 sáb, 11 de julho de 2026
- Ações da Polícia Militar são reforçadas em Araguari e nos festejos de Cascalho Rico sáb, 11 de julho de 2026
> > Veja mais notícias...