Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Uberlândia recebe “Escola de Governo”

qui, 11 de setembro de 2014 00:29

Primeiros cursos ofertados serão na área da saúde

O prefeito Gilmar Machado destacou a necessidade de promover a capacitação dos servidores públicos. Foto: SECOM

O prefeito Gilmar Machado destacou a necessidade de promover a capacitação dos servidores públicos. Foto: SECOM

DA REDAÇÃO – A Escola de Governo de Uberlândia foi estabelecida a partir de um convênio entre Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência Regional de Saúde. Oficialmente implantada na última quinta-feira, a escola funcionará no prédio do Bloco 8B, no campus Umuarama.

Inicialmente, os cursos oferecidos são da área da saúde e destinados aos servidores da Prefeitura, UFU e Superintendência. O prefeito Gilmar Machado destacou que os cursos serão gratuitos e os servidores terão a oportunidade de melhorar o atendimento a população, além de se capacitarem e crescer na carreira. “Quem trabalha por uma cidade educadora não pode em hipótese alguma se furtar de promover a capacitação de seus servidores permanentemente. Uma coisa fundamental é criarmos políticas que não sejam apenas momentâneas, mas permanentes. A Escola de Governo será algo permanente que ficará registrado e marcado”, explicou.

Os três primeiros cursos serão a distância e acontecerão durante este semestre. Cerca de 160 vagas serão ofertadas para Gestão de Contrato, 80 vagas para Terapia Odontológica e 90 para o curso de capacitação em Suporte Básico de Vida e Socorros de Emergência. Outros três cursos já foram definidos e devem iniciar também neste semestre: pós-graduação (especialização) em Direito Público com ênfase em Direito Sanitário, com 60 vagas disponíveis; Saúde da Criança e do Adolescente, com 300 vagas; e Saúde da Família e Epidemiológica, também com 300 vagas.

A secretária municipal de Administração, Lilian Machado de Sá, afirmou que existe uma lista com várias especializações de diversas áreas, que já estão sendo estudadas para serem implantadas e oferecidas pela Escola de Governo. A secretária ressaltou que recursos do Pronatec poderão ser utilizados para a implantação das aulas. “Serão cursos de capacitação, que vão ajudar a melhorar o desempenho no cargo, e de qualificação, que são em nível de pós-graduação”, disse.

Para a implantação dos seis primeiros cursos, R$ 800 mil foram destinados pelo Pro-Hosp, que é um programa do Governo de Minas Gerais para o fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O superintendente regional da Saúde, Daltro Catani Filho, destacou que as primeiras capacitações serão na área da saúde e envolverão também servidores dos municípios da Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte e que devido a dificuldade de translado as aulas serão a distância. “A Escola de Governo é processo mineiro e saberá se valer do combustível da esperança para melhorar a vida das pessoas”, completou.

A direção inicial da Escola de Governo será composta pela Assessoria de Gestão Acadêmica do Hospital de Clínicas da UFU, com sua estrutura técnica e administrativa. Já a Prefeitura disponibilizará técnicos na composição de seu quadro de pessoal. O vice-reitor da UFU, Eduardo Nunes Guimarães, destacou que servidores habilitados ajudam a planejar o futuro das instituições. “É fundamental que instituições públicas como a UFU, a Prefeitura e Governo do Estado invistam na qualificação de seus servidores”, enfatizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: