Uberlândia: obras do Interceptor Sul avançam e iniciam nova etapa
sex, 24 de abril de 2026 08:00Da Redação

Legenda: As intervenções ampliarão a capacidade e a eficiência do sistema de esgotamento sanitário; nova fase dos trabalhos no setor Sul exigirá interdições temporárias de vias.
A Prefeitura de Uberlândia iniciou uma nova etapa das obras do Interceptor Sul, uma das mais relevantes intervenções de esgotamento sanitário em execução no município. A obra é conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), com acompanhamento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Esta nova fase da obra, executada pela BT Engenharia Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, contemplará intervenções ao longo das ruas das Papoulas, das Orquídeas, dos Cravos, avenidas Uirapuru e Maestro Villa-Lobos, além das ruas Humaitá e Mendes Sá, com término na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Tubalina, localizada na rua Coronel Tobias Junqueira. Também estão sendo construídas duas estações elevatórias, uma no bairro Shopping Park e outra no bairro Cidade Jardim.
Devido à complexidade técnica da obra, os serviços incluem etapas como remoção temporária de pavimento e meio-fio, adequação de ciclovias, escavações profundas, assentamento de tubulações com junta elástica e reaterro mecanizado. Todo o planejamento é conduzido de forma criteriosa para assegurar eficiência operacional, segurança e mitigação de transtornos à população.
O prefeito Paulo Sérgio ressaltou a importância estratégica do investimento e as melhorias que serão geradas. “O Interceptor Sul é uma obra estruturante que acompanha o desenvolvimento de Uberlândia. Estamos investindo em saneamento, com responsabilidade, pensando no futuro da cidade, na preservação ambiental e na qualidade de vida das pessoas”, destacou.
O secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Marques, destacou o planejamento técnico da intervenção. “Estamos conduzindo essa etapa com rigor técnico e integração entre as equipes, priorizando a execução por trechos justamente para minimizar os impactos à população. É uma obra complexa, mas essencial para garantir infraestrutura adequada ao crescimento da cidade”, afirmou.
De acordo com o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Sávio Lacerda, o Interceptor Sul representa um avanço estratégico para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Estamos implantando uma estrutura que ampliará significativamente a capacidade e a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, acompanhando o crescimento urbano de Uberlândia. Trata-se de um investimento essencial para a preservação dos recursos hídricos, a proteção da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.
Para viabilizar a execução dos serviços, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) realizará interdições parciais e temporárias nas vias, de forma escalonada, quarteirão a quarteirão. As intervenções ocorrerão até 18 de setembro, com o objetivo de reduzir os impactos à mobilidade urbana.
Com investimento de R$ 64 milhões, o Interceptor Sul terá cerca de 13 quilômetros de extensão, dos quais, aproximadamente, 7,7 km já foram executados. O sistema contará com duas estações elevatórias de esgoto e poços de visita distribuídos ao longo do trecho, com distanciamento máximo de 100 metros entre eles.
A capacidade de vazão será ampliada de, aproximadamente, 500 litros por segundo para até 1.450 litros por segundo, garantindo suporte à expansão urbana e possibilitando a implantação de cerca de 100 mil novas unidades habitacionais.
A estrutura beneficiará diretamente os bairros São Jorge, Élisson Prieto (antigo assentamento Glória), Laranjeiras, Shopping Park, Cidade Jardim e Gávea, atendendo mais de 300 mil moradores, além de novos empreendimentos que venham a se instalar na região.
O projeto que fundamenta a obra foi elaborado preliminarmente e doado ao município, em 2024, pela Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Parnaíba (Aelo-TAP). Após a conclusão, o sistema ficará sob responsabilidade do Dmae, assegurando maior eficiência e segurança ao processo de coleta e transporte de esgoto no setor Sul da cidade.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...