Uberlândia é escolhida como “cidade celebração” para os Jogos Olímpicos 2016
ter, 7 de julho de 2015 06:44Da Redação – Com Assessoria
300 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica
Uberlândia está entre os 83 municípios do Brasil escolhidos como “cidade celebração” que, além de fazer parte da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica, irão receber um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Uberlândia será a quinta cidade a receber a tocha. A escolha de Uberlândia foi feita por uma equipe do Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das Olimpíadas de 2016.

Prefeito Gilmar Machado participou do evento de apresentação da Tocha Olímpica em Brasília
A convite do presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas, Carlos Arthur Nuzman, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, participou em 3 de julho, em Brasília, da Cerimônia de Lançamento da Rota do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O evento aconteceu no auditório da Fundação Habitacional do Exército e contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff.
Ao todo, 300 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica, mas em apenas 83 haverá eventos com a tocha pernoitando na cidade. Em Minas, são apenas oito. As outras são: Belo Horizonte, Montes Claros, Governador Valadares, Curvelo, Itabira, Juiz de Fora e Patos de Minas.
A previsão da chegada a Uberlândia é no primeiro mês do revezamento, ainda em maio de 2016, num fim de tarde. A tocha irá percorrer entre 15 e 18 quilômetros na cidade, sendo que, cada corredor irá carregá-la por aproximadamente 200 metros. A seleção dos condutores ocorrerá até o fim de 2015. O palco das celebrações será o pátio do Teatro Municipal.
“Mesmo faltando 399 dias para o começo dos jogos vamos aguardar com ansiedade a chegada da tocha e lutar para desenvolver nossos atletas. Temos sete que vão concorrer em Toronto e estamos aguardando a ordem de serviço para começar as obras do nosso Centro Esportivo e formar mais campeões”, comenta o prefeito Gilmar Machado.
O diretor de Cerimônias do Comitê Olímpico, Leonardo Caetano, afirmou que o revezamento deve atingir 90% da população brasileira, seja acompanhando ao vivo, seja pelas redes sociais. “Esperamos que ela se torne um fator de engajamento da população”, considera. No total, serão 20 mil quilômetros percorridos por terra, além de dez mil milhas pelo ar.
O presidente do Comitê Paralímpico, Andrew Parsons, acredita que o fato de vários municípios mineiros receberem o evento, é um reconhecimento da força do povo do Estado que certamente vai abraçar os Jogos Olímpicos de 2016.
Uma tocha de curvas
Feita de alumínio reciclado, a tocha tem como inovação o movimento automático realizado por suas linhas no momento de passagem da chama olímpica. “Suas formas foram inspiradas nas curvas do país e natureza; o céu, as montanhas, o mar e o solo, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.
O formato também foi cuidadosamente trabalhado para facilitar a pegada e a condução durante a maratona do revezamento, que contará com a participação de cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, autoridades, personalidades e selecionados em concursos de patrocinadores.
Na cerimônia, o símbolo foi apresentado pela presidente Dilma Rousseff, pelo bicampeão olímpico e coordenador da equipe de vela brasileira, Torben Grael, pela velejadora e medalhista olímpica Isabel Swan e pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman.
A presidente Dilma Rousseff, durante seu breve discurso, disse que o Brasil fará uma Olimpíada segura, da mesma forma que organizou uma Copa do Mundo com segurança. “Nós estamos confiantes que vamos responder à altura o desafio que recebemos. Vamos fazer com grande competência e responsabilidade”, disse.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE AGOSTO sáb, 15 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA Sub-16 Feminino realiza jogo preparatório antes do CBI sáb, 15 de agosto de 2026
- Campeonato Amador 2026 terá novo formato e começa em setembro sáb, 15 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara prepara construção de nova praça de 2.800 m² no bairro Jardim Europa sáb, 15 de agosto de 2026
- DRAKES/LDT ENGENHARIA MONTA SUPERELENCO PARA A PRIMEIRA COPA 89 MARAVILHA FM – LIGA TRIÂNGULO sáb, 15 de agosto de 2026
- América muda o comando, reforça o elenco e mira o título do Amador sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari promove aulão de dança como parte das comemorações pelo aniversário do município sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari nomeia novos membros do Conselho de Alimentação Escolar sáb, 15 de agosto de 2026
- Festa de Nossa Senhora da Abadia reúne milhares de fiéis em Romaria neste sábado sáb, 15 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...