Túnel do Tempo: Heloísa Helena
qui, 16 de fevereiro de 2017 05:22Da Redação
Heloísa Helena Rodrigues Marques figurou entre as personalidades agraciadas com o Troféu Gazeta, em 2008, no Pica-Pau Country Club. Ela, que foi uma das primeiras jogadoras de futebol feminino do país, defendendo as cores do Araguari Atlético Clube, nasceu no dia 30 de julho, em Três Corações – terra natal de Pelé, mas mora em Araguari há mais de 50 anos.
Filha de Rita Alves Rodrigues e Octacílio Assis Rodrigues (ex-gerente do BB), Heloísa casou-se com José Marques da Silva Sobrinho (in memorian). Da união conjugal nasceram três filhas.

Heloísa Helena, uma das primeiras jogadoras de futebol feminino do país, ao lado de Wanda Monteiro Amaral
O esporte marcou muito a adolescência de Heloísa. Desde a mais tenra idade, praticava natação, tendo como técnico o “senhor Cleto”, do Araguari Tênis Clube (ATC). Jogou handebol, com destacada participação nas Olimpíadas Estudantis do Regina Pacis, e, aos 14 anos, passou a integrar o time titular do Araguari Atlético Clube, jogando em várias partes do país, como Ituiutaba, Itumbiara, Buriti Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e Salvador.
A ganhadora do Troféu Gazeta é formada em Letras pela antiga FAFI, Pedagogia pela UFU, com especialização em Supervisão, Administração, Orientação e Inspeção, e Pós-Graduação em Didática da Educação pela Faculdade de Franca (SP). Milita na educação há mais de 40 anos, tendo lecionado em todas as séries dos ensinos Fundamental e Médio, e no 4º Ano de Letras na FAFI. Foi diretora da Escola Estadual Professor Antônio Nunes de Carvalho Filho.
“Os desafios ao enfrentar os preconceitos da sociedade daquela época, para a prática dessa modalidade de esporte, serviram para a construção de uma visão mais crítica e igualitária que pautou toda a minha existência”, enfatizou Heloísa Helena.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Heloísa uma das pessoas mais boas e humanas que conheci. Feliz de quem teve a sorte de tê-la como diretora por muito tempo. Não sabia que ela tinha sico jogadora.