Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Túnel de Tempo – Edson Rodrigues de Oliveira

qui, 30 de março de 2017 05:55

Da Redação

Edson Rodrigues de Oliveira, uma das 16 personalidades agraciadas com o Troféu Gazeta, em 2008, nasceu no distrito de Amanhece, em Araguari, no dia 5 de abril. Há décadas é um dos maiores divulgadores do município, sendo o principal narrador esportivo do Centro Oeste brasileiro, hoje atuando nos microfones da potente Rádio 730 AM, de Goiânia (GO) líder inconteste de audiência.

É casado com a professora aposentada e bacharela em direito Leila Ribeiro da Silva. Da união conjugal nasceram Karla Cristina Rodrigues, Adriana Cristina Rodrigues, Edson Rodrigues Júnior (também integrante da crônica esportiva), Juliane Ribeiro Rodrigues e Rafael Ribeiro Rodrigues.

Edson Rodrigues, 56 anos de carreira como narrador esportivo

Edson Rodrigues, 56 anos de carreira como narrador esportivo

 

Edson Rodrigues milita na crônica esportiva há 56 anos ininterruptos, com aproximadamente quatro mil transmissões de jogos de futebol e mais de 15 mil gols narrados, tendo trabalhado em quatro Copas do Mundo (1970, no México; 1990, na Itália; 1998, na França; 2014, no Brasil).

Sua carreira começou em 14 de abril de 1961, na Rádio Araguari (então PRJ-3) quando transmitiu a partida entre Fluminense de Araguari e Ponte Preta, de Campinas (SP). Na cidade, atuou ainda nas rádios Cacique e Planalto. Desde então, passou por várias partes do país, sempre conquistando grandes audiências com suas narrações vibrantes. Trabalhou nas rádios Cultura (Uberlândia); Planalto e Alvorada (Brasília); Imprensa (Anápolis); Itatiaia e Guarani (BH); Continental (Rio de Janeiro); Brasil Central, Clube, Difusora, Jornal, Anhanguera, KÁ, Bandeirantes e 730 (Goiânia).

Em sua trajetória profissional, Edson Rodrigues conquistou inúmeros títulos, como narrador, concedidos por entidades especializadas em comunicação a profissionais destacados em cada área de atuação, sempre em decorrência do zelo profissional que o guindou como “destaque”, radialista-narrador, que ascende, em Goiás, a 30 diplomas de “melhor locutor esportivo”.

Dono de um estilo próprio, mediante profissionalismo ético e forma recíproca de respeitoso tratamento, em veículos de comunicação, radiofônicos e televisivos, Edson Rodrigues é, sem dúvida, um Fenômeno do rádio esportivo nacional, não por acaso rotulado de o melhor narrador esportivo do Brasil.

O INÍCIO

“A história do rádio na minha vida começou em 1961 na cidade de Araguari. Sempre fui louco por rádio. Eu ia para o estádio de futebol em Araguari, e, ao invés de olhar o jogo, ficava de costas para o campo, observando os locutores nas cabines de rádio. Tinha Rádio Cacique, Rádio Planalto e a Rádio Araguari-PRJ3. Certa vez, estava narrando um jogo de handebol, na Goiás Atlética, em Araguari, minha irmã jogava e sabia que eu gostava. Ela perguntou seu eu queria narrar o jogo. Comecei a narrar no alto-falante. Coincidentemente, o Nei Montes, que era diretor de esportes da Rádio Araguari, passou na avenida Joaquim Aníbal, parou, ouviu aquela narração, se informou e ficou sabendo que eu era irmão do Lucho, na época jogador de futebol profissional. Ele me fez um convite. Esse jogo de handebol foi na quinta-feira; na sexta, fui gravar um treino do Araguari; no domingo, me colocou para narrar um jogo, Ponte Preta x Fluminense de Araguari, com os meus 16, 17 anos. A partir daí, minha história no rádio começou. Três meses depois, fui contratado para trabalhar na Rádio Cultura de Uberlândia, com um senhor salário, então comecei como narrador. Esse é um dom que Deus me deu. Gravei um treino, estreei no domingo e minha carreira foi iniciada no dia 14 de abril de 1961”.

5 Comentários

  1. divino alexandre da silva disse:

    sou torcedor do atletico goianiense unico time que torço , pramim edson rodrigues e o melhor do brasil ja me fez arrepiar muitas vez narrado gols do meu dragao querido, nao sei qual time ele torce mais o bacana que ele nao demostra para ninguem quem e o time de coraçao dele, diferente do luis alberto da globo que nao esconde pra ninguem o fanatismo pelo Flamengo parece vergonha ver ele narrando jogo do Flamengo………..

  2. divino alexandre da silva disse:

    sou um grande conhecedor de futebol , gostaria de ter um oportunidade como comentarista esportivo……

  3. divino alexandre da silva disse:

    vejo cada topera comentando futebol que da ate tristeza de ouvir , gostaria de ter oportunidade pra dizer algumas coisas pros comentarista da sport tv, porque pra eles time no brasil e so Flamengo e corinthians , gostaria de ter uma oportunidade falar sobr futebol, nao ficar falando so em dois times como eles faz…..

  4. divino alexandre da silva disse:

    agora vou falar do meu time, adiretoria do Atletico achou que serie A e como serie b fez um time de serie b pra jogar serie a ai deu no que deu vai cair por falta de competencia da diretoria , futebol se nao tiver planejamento nao da pra entrar em um campeonato como brasilçeiro serie a, pode ate se salvar por um milagre mas nao acredito, futebol nao depende so de sorte tem que ter competencia na hora de finalizar….

  5. divino alexandre da silva disse:

    agora vou falar do meu time, adiretoria do Atletico achou que serie A e como serie b fez um time de serie b pra jogar serie a ai deu no que deu vai cair por falta de competencia da diretoria , futebol se nao tiver planejamento nao da pra entrar em um campeonato como brasileiro serie a, pode ate se salvar por um milagre mas nao acredito, futebol nao depende so de sorte tem que ter competencia na hora de finalizar….

Deixe seu comentário: