Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

TSE encerra permissão para atividades de campanha e publicidade, no dia 1º de outubro

ter, 27 de setembro de 2022 08:04

Da Redação

 

Essa é a última semana de campanha para as eleições de 2022, por isso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fará restrições de campanha e propaganda política. No dia 16 de agosto, o TSE autorizou o início da propaganda eleitoral e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som foi permitido em campanha até o dia 1º de outubro.

Vale mencionar que, o primeiro turno das eleições gerais de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro, das 8h às 17h, horário de Brasília.

As urnas eletrônicas de Araguari estão prontas para as eleições.

 

Na próxima quinta-feira, 29, será o último dia de propaganda eleitoral gratuita na televisão e na rádio. Além disso, a data também será é a última permitida pelo TSE para a realização de debates nas rádios e na televisão.

O último dia para divulgação paga na imprensa escrita, e reprodução, na internet, de jornal impresso é na sexta-feira, 30. É importante esclarecer que, é permitida uma cota de até 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo.

Quando o assunto é a distribuição de material gráfico (panfletos e santinhos, por exemplo) e a realização de caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou mini trio, a liberação termina no dia 1º de outubro, às 22h, segundo a legislação

Os alto-falantes ou amplificadores de som podem funcionar entre 8h e 22h, até a véspera da eleição.

Em caso de segundo turno, no dia 3 de outubro, a partir das 17h, volta a ser autorizado o uso de aparelhos de som, realização de comícios, divulgação paga e distribuição de material gráfico.

Ontem, 26, a reportagem da Gazeta entrevistou o chefe do Cartório Eleitoral da 16ª Zona, Fernando Guetti para saber mais sobre as urnas eletrônicas da cidade. ” Foram geradas as mídias de carga e de votação. Foi realizada a preparação e a carga oficial de dados nas urnas eletrônicas. Realizamos os testes de integridade dos sistemas, de acordo com as determinações do TSE e do TRE. Todas as urnas estão carregadas com os dados oficiais e lacradas. São 293 urnas de sessão eleitoral, sendo 277 de Araguari e 16 de Indianópolis. Além disso, temos 20 urnas de contingência, ou seja, urnas reservas. Essas estão preparadas, lacradas; porém vazias. Se alguma urna de sessão tiver que ser substituída, a urna de contingência pode assumir o papel, mas para isso é preciso que um procedimento específico seja realizado”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: