Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Trilhas de Futuro: prazo para inscrições encerra hoje; 240 vagas estão abertas em Araguari

qui, 2 de setembro de 2021 08:12

Da Redação

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) ampliou o número de vagas disponíveis no projeto Trilhas de Futuro. Anteriormente, seriam oferecidas 40 mil vagas em cursos técnicos gratuitos. Com a ampliação, o projeto passa a contar com 75 mil vagas em entidades de todo o estado. O período de inscrição também foi alterado e os interessados têm até hoje, 2, para realizar o cadastro no site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

No programa Trilhas de Futuro, são disponibilizadas mais de 50 opções de cursos, entre eles enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica e eletrônica, dentre outros. Os cursos serão ministrados por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Além da disponibilidade gratuita da formação, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

 

Em Araguari, serão ministrados cursos de eletromecânica e várias outras áreas

Podem se inscrever para as vagas os estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados nos 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio, e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino.
Não há limite de idade para concorrer às formações profissionalizantes, mas é importante o candidato ter conhecimento dos critérios e ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas. A previsão é a de que as aulas se iniciem ainda outubro.
No momento da inscrição, os candidatos deverão fornecer informações como nome completo; data de nascimento; endereço completo, CPF do candidato, nome da mãe/pai ou responsável legal e escolaridade.

Cada candidato deverá indicar até três cursos de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência e a instituição que deseja.
Os candidatos que não tiverem acesso aos recursos digitais podem ir até uma escola estadual para realizar o cadastro.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos: identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, original e cópia; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio. Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

A ordem de prioridade é composta por:
– Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;
– Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;
– Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública estadual;
– Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;
– Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública federal ou municipal;
– Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;
– Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede particular;
– Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.

Em diálogo com a gerente do Sesi/Senai em Araguari, Vanda Lúcia, foi informado que a instituição oferecerá cursos no programa, sendo mais de 200 oportunidades disponibilizadas para a comunidade. “Aqui ofereceremos três cursos técnicos em edificações, um em eletromecânica, um em eletroeletrônica e um em mecânica industrial. Todos os cursos são técnicos, com 1.200 horas de aulas presenciais (três semestres – um ano e meio de duração) e homologados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo um total de 240 vagas”, informou.
O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas, que tem como objetivo oferecer aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

1 Comentário

  1. Pholyana Rosa da Silva disse:

    Bom dia.
    Desejo saber se realmente terá curso de enfermagem para adultos que já concluíram os estudos. Tenho interesse .Quando será as inscrições? tem limite de idade?
    Obrigado…

Deixe seu comentário: