Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Treino Livre – As mulheres na Fórmula 1

qui, 13 de março de 2014 00:02

Abertura Treino Livre
Alô amigos, antes de adentrar no assunto principal da coluna, quero registrar aqui uma pérola colhida pelo amigo Edilvo Mota. O Edilvo, pesquisando na Federação Mineira de Automobilismo, encontrou uma planilha de classificação final das provas de inauguração do kartodromo “José Carlos Pace” no Clube de Caça e Pesca Itororó de Uberlândia. Ayrton como sempre venceu a prova em sua categoria, mas o que espanta é que de lá para cá (1978) o kartódromo foi sendo abandonado, e hoje nem sei se provas são realizadas. Quem pode nos informar sobre isso é o piloto Henrique Vieira, que tantas provas disputou no circuito e com quem cruzei várias vezes na rodovia quando ele transportava seu kart no rack do carro, indo para a corrida em Uberlândia.
Treino Livre 13032014
Fica o registro e o agradecimento ao Edilvo.
===

Mas voltando ao tema principal da coluna, as mulheres na Fórmula 1, podemos dizer que foram poucas e todas lembradas por esta coluna em edições passadas. Mas voltamos ao assunto porque teremos uma nova mulher como piloto de testes.

A pilota (ou a piloto, tanto faz, as duas formas são corretas) Susie Wolff irá ser piloto de testes da Williams em 2014. Sua carreira é toda feita na DTM (stock car alemã), e é casada com Toto Wolff, diretor da Williams. Espero sinceramente que esta não seja a única credencial a capacitá-la a pilotar um fórmula 1, mesmo que em testes.

Outra pilota de testes na F1 foi a espanhola Maria de Villota, que testou pela equipe Marussia. Maria sofreu um grave acidente em julho de 2012, vindo a perder um olho, e ficando em coma por muito tempo. Em outubro de 2013, foi encontrada morta em seu quarto de hotel, em Sevilha na Espanha. Segundo fontes médicas, a morte se deu por sequelas do acidente. Sua carreira foi toda feita na Superleague (2009-2011) correndo pela equipe Team Spain – Atlético de Madrid.

Bem amigos, estamos nos aproximando do início da temporada, e a Renault continua com problemas no seu propulsor. Como a Red Bull corre com motores da montadora francesa, a previsão para o seu inicio de temporada não é nada boa. É ver para crer.

Até a semana que vem!

* Advogado, fã da Fórmula 1 desde 1970, e apaixonado pela Ferrari

1 Comentário

  1. Edilvo Mota disse:

    Caro Marcelo Inácio,

    o Clube de Caça e Pesca Itororó de Uberlândia passa por um novo momento em sua administração. Após anos de marasmo, no mês de fevereiro a diretoria anterior foi destituída pela Assembléia Geral que nomeou uma Comissão de Transição, desde 19/02/2014. Em breve acontecerá uma nova eleição e a disposição dos associados é revitalizar o clube, o que já começou a ser feito no carnaval. Além do kartódromo, outros setores retomarão intensa atividade, tais como clube de tiro e aeromodelismo.
    O Clube de Caça e Pesca Itororó em Uberlândia tem 146 alqueires, em torno de 7.066.400 m², margeando o rio Uberabinha. Vale a pena conhecer.

Deixe seu comentário: