Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Trajeto da Tocha Olímpica em Araguari está definido pela organização

sáb, 27 de fevereiro de 2016 08:18

por Samara Arruda

Integrantes do Comitê Rio 2016 definiram junto à prefeitura de Araguari, o percurso por onde será conduzida a Tocha Olímpica, símbolo do mais importante evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que acontecerão no Rio de Janeiro em agosto e setembro de 2016.

A chama olímpica será acesa no dia 21 de abril, no Monte Olimpo – na Grécia, e percorrerá mais de 329 cidades em todo o Brasil – dessas, 83 contarão com o revezamento em terra e atividades comemorativas, como é o caso de Araguari, primeira cidade de Minas Gerais a receber a tocha.

Conforme a programação, a Tocha chegará ao município no dia 7 de maio. Segundo o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio Meira, o trajeto está definido, demarcado e mapeado, entretanto, a prefeitura está aguardando os últimos detalhes para divulgar o percurso completo. “O projeto de revezamento foi vistoriado pelo Comitê de Organização e o mapeamento de segurança está sendo feito pela Força Nacional, que também veio ao município e promoveu a vistoria e medição do local. Por uma questão de segurança, fomos orientados pelo Comitê a aguardar algumas deliberações que confirmem se haverá a necessidade de fazer alguma alteração,” explicou.

A informação repassada pelo secretário é de que o ponto de início do revezamento será na avenida Vereador Geraldo Teodoro da Silva e aproximadamente 15 pessoas terão a oportunidade de carregar a Tocha, entre atletas e personalidades, que ainda serão definidos pelo Comitê Organizador. Cada um deles percorrerá 200 metros no perímetro urbano.

A tocha seguirá até o Palácio dos Ferroviários, onde o prefeito Raul Belém (PP) receberá os atletas, participantes e organizadores. Na ocasião também serão promovidas apresentações culturais. Para o secretário, este será um momento histórico e dará visibilidade à Araguari. “A passagem da Tocha Olímpica por Araguari deve repercutir em todo o planeta e queremos fazer uma grande festa em nossa cidade. Enxergamos o evento como uma grande oportunidade para mostrar o potencial de nossa cidade, pois, este evento envolve grande número de pessoas e seremos vistos por representantes do meio artístico e esportivo nacional e também internacional,” completou.

Após as apresentações, a tocha olímpica seguirá para Uberlândia e posteriormente para Uberaba. O revezamento faz parte da cerimônia de abertura dos jogos olímpicos e se inicia cerca de 90 dias antes da solenidade oficial, marcada para o dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.

Esta é a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul. Até chegar ao destino, a tocha irá passar por 500 municípios, sendo que, 300 farão parte do revezamento e nos demais, o trajeto será feito em um comboio com a chama exposta. A previsão é de que aproximadamente 12 mil brasileiros participem do revezamento. Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas do país e mais 10.000 milhas aéreas sem que o fogo se apague.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Quem carregar a tocha só terá que ter atenção para não torcer os tornozelos e pès em tantos buracos nas nossas vias.

Deixe seu comentário: