Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Terminal Integrador de Araguari da VLI movimenta mais de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes

qua, 28 de setembro de 2022 08:05

Da Redação

 

Depois de 10 anos de inauguração, o Terminal Integrador de Araguari da VLI, companhia de soluções logística que opera terminais, ferrovias e portos, situado no Triângulo Mineiro, comemora a data com a marca de mais de 50 milhões de toneladas de grãos e fertilizantes movimentados durante esse tempo.

O terminal foi construído em uma área superior a 464 mil metros quadrados, sendo inaugurado oficialmente no dia 10 de agosto de 2012, ele é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina. Além disso, o ativo é uma das principais rotas de exportação do agronegócio brasileiro, através da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O intuito do terminal é somar eficiência e agilidade ao transporte de cargas no Brasil.

A operação em Araguari envia grãos para o litoral e fertilizantes para o interior
Corporativo / VLI
Producao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros.
Imagens produzidas na unidade de Imperatriz na ferrovia Norte Sul.
Foto: NIDIN SANCHES / Divulgacao

 

“A inauguração do terminal de Araguari é um símbolo da contribuição da VLI para transformar a logística brasileira, por meio da integração de portos, ferrovias e terminais, proporcionando uma solução ágil e sustentável para o escoamento de cargas dos nossos clientes”, afirma o diretor de Planejamento e Integração da VLI, Fabrício Rezende de Oliveira.

É importante mencionar que, ao possibilitar a redução de manobras, a estrutura permitiu que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passasse de 64 horas para 5 horas.

A capacidade de expedição de grãos do Terminal Integrador de Araguari é de 1.500 toneladas por hora e descarga de fertilizantes de 500 toneladas por hora. A grande capacidade de armazenamento do terminal trouxe oportunidades para os produtores locais, que não tinham espaços para acondicionar seus produtos.

O processo operacional do terminal acontece, através do transporte rodoviário de carga. Após o tombamento, o produto vai para os armazéns e silos e, posteriormente, os trens são carregados com destino ao complexo portuário de Tubarão, localizado em Vitória (ES), e ao Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), situado em Santos (SP). A operação também recebe fertilizantes que chegam de outros países e aos litorais paulista e capixaba.

No que diz respeito aos fertilizantes, a operação pode ser considerada contrária à do grão. Em vez de chegarem de caminhão e serem levados pela ferrovia até o porto, as cargas são feitas no Porto de Tubarão e no Tiplam para, depois, serem descarregadas no Terminal de Araguari. Após esta etapa, os caminhões são carregados, para distribuir a carga na região.

“O terminal representa uma solução sustentável, uma vez que o nível de emissões do modal ferroviário é inferior ao do rodoviário. Um trem com cerca de 80 vagões transportado equivalente a 170 carretas. Em períodos de pico, a operação carrega, em média, três trens por dia, volume que, mensalmente, demandaria 15.300 caminhões para ser transportado”, pondera a gerente de Operações do terminal, Daiane Lopes Souza.

Vale destacar que, o terminal é liderado por uma mulher que trabalha na VLI há sete anos e há 10 atua no setor ferroviário. Daiane Souza começou na empresa com um cargo de liderança. “Entrei como supervisora na área de Gestão Integrada do Terminal de Porto Nacional, no Tocantins e há cinco anos estou na operação. Incentivo muito a entrada de mulheres. O mercado de hoje está cada vez mais competitivo e, quando temos uma diversidade de pensamentos, ideias e perfis, somamos mais e melhoramos as atividades de todos”, pondera.

Atualmente o Terminal Integrador de Araguari gera 150 empregos, entre diretos e indiretos.

O terminal está localizado em uma posição estratégica, na BR-050 e conectado aos trilhos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). No auge da safra de grãos aproximadamente 360 vagões são carregados por dia. Nesse período são cerca de 600 caminhões/dia. O fertilizante abastece o interior, sendo que o terminal tem capacidade para receber 150 vagões/dia carregados de fertilizantes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: