Sexta-feira, 12 de Julho de 2024 Fazer o Login

Termina no mês de maio o prazo para retirar o Título de Eleitor

qui, 13 de março de 2014 01:56

GABRIELA GOMES – As eleições desse ano serão realizadas no dia 5 de outubro. Sendo assim, os jovens que podem votar devem procurar o Cartório Eleitoral mais próximo e retirar seu Título de Eleitor até o dia 7 de maio.

Podem se alistar, as pessoas que tenham ou completaram 16 anos até o dia da eleição. Aqueles que têm 18 anos completos ou que completarão até o dia do pleito, devem tirar o documento para votar, sob pena de ficarem com a situação irregular.

De acordo com o Código Eleitoral, sem a prova que votou em eleições passadas, que pagou as devidas multas ou de que se justificou devidamente, a pessoa não poderá, por exemplo, se inscrever em concurso público, obter passaporte, obter o CPF ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.

Os documentos necessários para retirar o título são: comprovante de residência, o certificado de quitação do serviço militar para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos e qualquer documento com foto em que se possa verificar a idade mínima para se alistar.

Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo a técnica Judiciária do Cartório Eleitoral de Araguari, Maria Carlota Costa Cunha, disse que somente em fevereiro, foram realizados 413 títulos. “Por enquanto, não temos previsão sobre a realização de campanhas nas escolas. Porém, é importante que os jovens participem da decisão para um país melhor”, explica.

É importante ressaltar que, os analfabetos podem retirar seu Título de Eleitor, mas, se não o fizerem, também ficarão livres de multa. Para verificar o endereço do cartório onde deve ser feito o alistamento, basta acessar o site do TRE, em “zonas eleitorais”, em Araguari, o mesmo fica situado na rua Quinca Mariano, 337, Centro. Para obter outras informações, ligue (34) 3690-3156.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: