Domingo, 16 de Junho de 2024 Fazer o Login

Terça-feira com mais um encontro semanal dos vereadores de Araguari

qua, 4 de outubro de 2023 08:05

Da Redação

 

Na manhã desta terça-feira, 3, foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Araguari. Os vereadores trabalharam na aprovação de projetos e na apresentação de seus requerimentos durante o encontro semanal.

 

A vereadora Débora Dau (PSC) apresentou seus requerimentos solicitando que seja realizado um estudo para promover a Capacitação Profissional de Pessoas com Deficiência, através de Empresa Especializada, que deve ser acessível e adaptada às necessidades individuais de cada pessoa. Ela pediu ainda para que a Prefeitura faça um estudo para a implantação de ar condicionado ou mais ventiladores nas salas de aula das escolas do município. Dau explicou que o calor intenso que vem sendo presenciado faz com que ações sejam realizadas visando proporcionar mais comodidade para alunos e professores em salas de aula.

Vereadora Eunice Mendes abordou sobre o assunto do momento: a escassez de água, que tem feito parte do cotidiano de muitas cidades da região

 

A Vereadora Eunice Mendes (PSB) também trabalhou com várias pautas. Uma delas, pede à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – SETTRANS, providência quanto à situação do cruzamento da avenida Bahia com a Coronel Theodolino Pereira de Araújo e Batalhão Mauá, para que sejam instalados semáforos e/ou redutores de velocidade e sinalização através de placas no entorno das referidas vias. “O fluxo de veículos nestas avenidas e bifurcações é intenso, sendo extremamente necessário que seja dada resolutividade ao problema que se arrasta por anos”, justificou.

 

Dois projetos de Eunice também chamaram a atenção. No primeiro, se faz necessário face a escassez de água que tem feito parte do cotidiano de muitas cidades, e mesmo sabendo que a água é um recurso natural abundante na nossa região, ainda assim a conservação e preservação deste bem tão precioso através da captação de águas pluviais para reaproveitamento tem se mostrado um excelente caminho, sendo possível incentivar a população a fazer o aproveitamento correto da água da chuva.

 

“Minimizar o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes, usar a água para irrigações nos jardins, cultivo de hortaliças e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural. Cabe apontar que a presente lei envolve não somente o poder público como também toda a comunidade escolar, ou seja, funcionários, professores, pais, alunos e a sociedade deverão participar das ações para a implantação dos sistemas de capitação das águas pluviais, contribuindo assim para a educação ambiental e incentivo ao trabalho conjunto de todos”, destaca o projeto.

 

O segundo projeto estabelece a política municipal de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais. Este PL prevê medidas para a gestão e o manejo integrado das águas pluviais. Estabelece as bases para uma política nacional, definindo ferramentas normativas e também incentivos econômicos para a sua eficácia. “A política aqui concebida objetiva reduzir o volume escoado de águas pluviais sem manejo adequado e estimular o reuso direto dessas águas, tendo em vista o uso racional dos recursos hídricos. O manejo das águas pluviais é hoje, sem dúvida, um dos mais relevantes desafios da urbanização. A falta de drenagem urbana adequada gera alagamentos, com prejuízos extremos à população. Tais eventos interferem na qualidade de vida, na saúde das pessoas, na preservação de seu patrimônio. Além disso, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado de águas servidas um tema atual e de grande importância no âmbito da economia ambiental urbana”, destacou Eunice.

 

PROJETOS APROVADOS

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 54 de 2023, de autoria do vereador Giulliano Sousa Rodrigues (PSB), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao excelentíssimo senhor Max Túlio Mesquita Machado. Aprovado por 15 votos.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 55 de 2023, de autoria do vereador Paulo César Pereira (União Brasil), que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao excelentíssimo senhor Pedro Lucas de Bessa Figueiredo. Aprovado por 15 votos.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 56 de 2023, de autoria do vereador Clayton Francisco Brazão (PSC), que concede o Diploma de Honra ao Mérito à excelentíssima senhora Lucélia Aparecida Vieira Rodrigues. Aprovado por 15 votos.

 

Projeto de Decreto Legislativo nº 57 de 2023, de autoria do vereador Renato de Almeida (PSC), que concede o Título de Cidadão Honorário de Araguari ao excelentíssimo senhor Júlio César Gonzaga. Aprovado por 15 votos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: