Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Temperaturas caem no município, devido à aproximação da massa polar

qua, 10 de agosto de 2022 09:05

Da Redação

 

Nesta semana, a instalação de um sistema frontal na região modificou as condições do tempo. Esse sistema gerou um aumento significativo da nebulosidade e uma sutil melhora na umidade relativa do ar. O estabelecimento do mesmo colaborou para um aumento na velocidade dos vendo, o que repercutiu no acréscimo de material particulado em suspensão no ar (poeira).

De acordo com o prognóstico semanal do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, em relação as precipitações, as análises das cartas sinóticas não mostram eventos chuvosos expressivos, elas apontam uma pequena probabilidade de ocorrência de pancadas leves de chuva em pontos isolados na região, sobretudo no Pontal de Triângulo Mineiro. Vale destacar, que essas pancadas de chuva são incapazes de alterar esse cenário de tempo seco, que deve mudar somente com a volta do período chuvoso, no mês de outubro.

Ronda realizada pela Secretaria de Trabalho e Ação Social

 

O instituto também disse, que a partir de hoje, o sistema frontal tende a perder a força, devido à aproximação da massa polar. Evento que deve causar uma queda expressiva das temperaturas, podendo as mesas atingirem 8°C na madrugada a 7ºC na quinta-feira. “. Isso demanda uma atenção especial, principalmente aos romeiros em direção a Romaria, pois a sensação térmica pode chegar a 3ºC com a exposição aos ventos durante a madrugada”, destacou.

É recomendável que os cidadãos reforcem os agasalhos e caso percebam sinais de hipotermia, procurem ajuda nos postos de apoio ou nos órgãos competentes. No sábado as temperaturas voltam a subir gradativamente, sendo a mínima prevista para 16º C e a máxima de 30ºC.

Ontem, 9, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o secretário de Trabalho e Ação Social para saber quais são as ações que a secretaria irá promover para ajudar os moradores de rua a passarem por essa onda de frio. “Essa onda de frio não será tão intensa, como a que aconteceu em maio. Tendo em vista que os moradores de rua, atualmente, são poucos; pois o que geralmente vemos nas ruas são pessoas que possuem residência fixa e que às vezes fazem o uso de drogas e álcool e depois retornam para suas casas. Estaremos com o plantão 24 horas e no início da noite faremos a busca ativa nos locais onde os moradores de rua costumam ficar, oferecendo acolhimento e abrigo”, esclareceu Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: