Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Taxa de jovens eleitores aptos a votar diminui, afirma TSE

qui, 4 de setembro de 2014 00:03
Conforme a legislação brasileira, jovens entre 16 e 17 anos não são obrigados a votar

Conforme a legislação brasileira, jovens entre 16 e 17 anos não são obrigados a votar. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A participação de jovens com idade entre 16 e 17 anos no pleito eleitoral 2014 será menor. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirma uma queda de 30% em comparação às últimas eleições. Em 2010, havia 2,39 milhões de eleitores dessa faixa etária. Neste ano, são apenas 1,63 milhão. A quantidade de jovens optante por tirar o título vem diminuindo desde 2006.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Tofolli, essa redução se deve principalmente ao envelhecimento da população. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existe um aumento na faixa etária quando se leva em consideração a idade que o eleitor terá no dia da eleição. Além disso, nos anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não computava as pessoas que completariam 18 anos até a data do pleito.

Em Araguari a situação não é diferente. Segundo apurou a reportagem, muitos adolescentes tiraram o Título de Eleitor para votar e afirmam que, questionar as instituições políticas e se engajar em protestos são os melhores meios de conseguir melhorias para a cidade.

Nesta eleição, a estudante Isabela Icanor, decidiu tirar seu título e espera contribuir para a mudança no país. “Sei que muitos da minha idade não estão preocupados com este momento político, mas eu tenho o direito de votar e pretendo exercer, pois ao votar em um candidato a população está depositando nele a sua total confiança,” afirmou.

Em outros casos, a falta de confiança nas instituições políticas faz com que jovens optem por não participar do processo eleitoral; é o caso do estudante Arthur Gonçalves da Silva. “Para participar de um momento importante como este, é preciso analisar as propostas dos candidatos e para isso o eleitor precisa ter um amadurecimento. Mesmo com a oportunidade de votar este ano eu pretendo me concentrar nos estudos e em outros deveres,” contou.

Em todo o país, 142,8 milhões de pessoas estão aptas para votar nas eleições deste ano, que serão realizadas no mês de outubro. Em relação à população de Araguari, o município possui 85.894 eleitores aptos, segundo informações do chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: