Tapetão reaparece e pode rebaixar até o Flamengo
qui, 12 de dezembro de 2013 10:07DA REDAÇÃO – A classificação do Brasileirão de 2013 pode ser alterada drasticamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), salvando dois times rebaixados (Vasco e Fluminense) e jogando para a Série B o Flamengo e a Portuguesa. Tudo devido a três casos que serão julgados nesta semana.
O STJD pode punir a Portuguesa e Flamengo por escalarem jogadores de forma irregular na última rodada do Brasileirão, no final de semana passado. Além disso, pode dar ao Vasco os pontos da partida contra o Atlético/PR, que ficou mais de uma hora paralisada devido a uma briga de torcida. Assim, dependendo do resultado do tapetão, Flamengo e Portuguesa podem ocupar os lugares de Vasco e Fluminense na Série B do ano que vem.
A Lusa será julgada na próxima semana pela escalação irregular do meia Heverton contra o Grêmio. O jogador foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), na sexta-feira, por dois jogos após ser expulso na partida contra o Bahia. Ele havia cumprido um jogo contra a Ponte Preta, mas entrou em campo no domingo contra o Grêmio, aos 32 minutos do segundo tempo.
Caso o Tribunal acate e julgue procedente a denúncia, a Portuguesa perderia três pontos pelo erro e mais o ponto da partida em questão – empate por 0 a 0.
De acordo com a Lusa, Heverton só foi escalado na partida diante do Grêmio porque o advogado que a defendeu informou que a suspensão do atleta seria de apenas uma partida, devidamente cumprida.
Outro jogador suspenso na sexta-feira que atuou no fim de semana foi André Santos, do Flamengo. O atleta foi julgado pela expulsão na final da Copa do Brasil e pegou um jogo de gancho. No entendimento do Flamengo, André Santos tinha condições de jogo porque deveria cumprir a suspensão na Copa do Brasil de 2014, e não no Brasileirão de 2013. O caso também será analisado pelo STJD e é similar ao da Portuguesa: caso seja punido, o time rubro-negro perde quatro pontos.
Um time rebaixado que tenta mudar sua situação pelos tribunais é o Vasco. A diretoria iria recorrer nesta quarta-feira ao STJD para tentar ganhar os pontos da partida contra o Atlético e, com isso, anular o rebaixamento.
O clube primeiro alegou que o tempo de paralisação devido à briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville foi superior ao que determina o regulamento. Mas, agora, a estratégia é apontar falta de segurança.
Se obtiver sucesso, o time cruzmaltino ganha três pontos, enquanto a equipe paranaense perde os três que conseguiu pelo triunfo. Caso isso ocorra, a equipe de Curitiba cairia para a quarta colocação, que hoje é ocupada pelo Botafogo e não abre vaga para a Libertadores da América.
No cenário mais improvável, em que todos os três julgamentos modifiquem o que ocorreu em campo, o Flamengo seria rebaixado junto com a Portuguesa, enquanto Vasco e Fluminense seriam salvos. Para essa situação ocorrer, Flamengo e Portuguesa teriam que ser punidos com a perda de quatro pontos, e o Vasco ficar com os três pontos da partida contra o Furacão, que ficaria sem a vitória e perderia a vaga direta para a Libertadores.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...