Tabajara leva título por um ponto de diferença
qui, 6 de março de 2014 03:55DA REDAÇÃO – A Escola de Samba Tabajara traça um legado incrível de vitórias na avenida do samba do carnaval de Uberlândia desde 2005. A última vez em que a escola perdeu o título foi em 2004, quando levaram o tema comemorativo dos 50 anos da agremiação para o desfile. A derrota não foi motivo para a diretoria desistir de contar a história da escola e a redenção veio em 2014.
Os 60 anos da Tabajara prevaleceram sobre a Garotos do Samba, com o retrato das tribos indígenas brasileiras. A diferença? Apenas um ponto. Foram 320,5 contra 319,5 da Garotos do Samba. A Unidos do Chatão ficou em terceiro lugar com 311,5 e a Acadêmicos ocupou a quarta colocação com 309 pontos. A Acadêmicos ainda perdeu dois pontos na somatória final devido ao não cumprimento de dois itens do regulamento, já que estavam com menos de 20 baianas e menos de 300 componentes.
Segundo o presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assosamba), Tiago Guerra, a disputa apertada mostra que o nível do carnaval uberlandense melhora a cada ano. “Devemos ter a entrada de mais um bloco e uma escola no próximo ano. Uberlândia vai ser a cidade do samba”, garantiu.
A vitória da Tabajara veio apenas quando os votos do último júri foram anunciados. Até então, a agremiação estava cinco pontos atrás da primeira colocada. A virada levou os foliões e diretores à euforia. Esse é o 27º título da escola, sendo o décimo consecutivo.
“O segredo é o amor que todos os foliões depositam nessa escola. Sessenta anos de cultura popular nessa cidade, o berço do samba, o berço do congado, da folia de reis, do futebol amador. É muito rico aquele Patrimônio. E é isso que a escola trouxe para avenida. Sabíamos que era difícil e todo mundo viu que foi. O enredo é complicado. Contar a história de um bairro e sagrar campeão. Dessa vez vamos descer para comemorar”, disse Luciano Moicano, diretor de carnaval da Tabajara.
Vice-campeão, o presidente da Garotos do Samba, Otávio Afonso, ainda assim ficou satisfeito com o resultado. “Para nós não faltou nada. Mas ano que vem viremos mais forte”, destacou.
Na batalha entre os blocos, o Bloco Aché também tem a hegemonia dos últimos desfiles. Há quatro anos consecutivos os foliões do Aché comemoram o título de campeão, inclusive o de 2014, com 174,5 pontos contra os 167,5 do Bloco Aparu. “Fizemos um trabalho e conseguimos essa vitória. A nossa família vem trazendo uma cultura muito grande. Fizemos o tema e deu tudo certo”, contou João Batista, vice-presidente do Aché.
Já pensando no próximo Carnaval, o palco da festa deve continuar sendo a Avenida José Roberto Migliorini, em frente o parque do Sabiá. “Avaliamos essa nova estrutura que se mostrou adequada a ser uma arena cultural multiuso para shows e para o samba. Inauguramos assim uma nova página no carnaval de Uberlândia”, disse o secretário municipal de Cultura, Gilberto Neves.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...