Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Startup mineira que ajuda a fazer aplicativos de Inteligência Artificial é vendida para empresa norte-americana

ter, 16 de abril de 2024 08:08

Da Redação

 

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação dedicada a estudar e a desenvolver máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na efetivação de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. É normalmente mencionada pela sigla IA ou AI (em inglês, artificial intelligence).

É bom salientar que, a inteligência artificial faz parte da vida das pessoas, através dos assistentes de voz, dos mecanismos de pesquisa, dos carros autônomos e das redes sociais. Apesar de trazerem diversos benefícios e avanços importantes em várias áreas, muito se debate a respeito dos limites éticos da inteligência artificial e do papel que elas desempenham na nossa sociedade atual.

DataStax divulgou que investirá aproximadamente 100 milhões de reais no Brasil
Divulgação

 

Sabendo disso, a Logspace, uma empresa de Uberlândia encontrou motivos para atender um serviço que começava a nascer e ganhar força, especialmente com a popularização de plataformas como o ChatGPT, da OpenAI.

A empresa, fundada em 2022, pelos mineiros Rodrigo Nader e Gabriel Almeida, desenvolveu a Langflow, uma plataforma que possibilita às companhias criarem aplicativos de inteligência artificial. Ou seja, se uma empresa necessita de um sistema de inteligência artificial generativa, ele não precisa desenvolvê-lo desde o início., podendo usar a aplicação da Langflow para isso.

O assunto é tão atual que, após pouco mais de um ano do lançamento do mecanismo, que já foi usado por 16.000 desenvolvedores, a Logspace foi comprada pela DataStax,

uma empresa dos Estados Unidos especializada no mercado de servidores e de bancos de dados.

Ressalta-se que, o valor da negociação não foi informado, porém a DataStax divulgou que investirá aproximadamente 100 milhões de reais no Brasil nos próximos três a cinco anos. Utilizando a plataforma brasileira, a companhia norte-americana visa a liderança global no desenvolvimento de aplicativos de inteligência artificial.

Esse investimento será feito da seguinte forma: contratação de pessoas; infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento de inteligências artificiais.

 

Ontem, 15, a reportagem da Gazeta conversou com o araguarino Rodrigo Nader, um dos fundadores da empresa Logspace, que desenvolveu o aplicativo, para saber mais detalhes sobre essa importante conquista. “A plataforma ajuda a conectar modelos de inteligência artificial com databases específicos, data lakes com arquivos, etc. Criando fluxos de desenvolvimento para facilitar a vida do programador. A partir daí a plataforma funciona em qualquer tipo de aplicação, desde fluxo de dados, até chatbot, ou processamento de textos ou processamentos de imagens”, explicou.

8 Comentários

Deixe seu comentário: