Solenidade no Batalhão Mauá marca o Dia da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro
qui, 9 de abril de 2026 08:00Da Redação

Legenda: Evento contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, autoridades e convidados.
O 2º Batalhão Ferroviário realizou, na manhã desta quarta-feira, 8 de abril de 2026, uma solenidade especial em alusão ao Dia da Arma de Engenharia, tradicionalmente celebrado em 10 de abril. A antecipação da data ocorreu em função da visita do General João Felipe Dias Alves, Comandante Militar do Planalto, autoridade máxima presente no evento.
A cerimônia foi conduzida pelo comandante do batalhão, Coronel Francisco Hosken Da Cás, e reuniu diversas autoridades civis e militares da região, reforçando o prestígio e a relevância da unidade para o município de Araguari e para o país.
Entre os presentes estiveram o vice-prefeito de Araguari, Wesley Lucas Mendonça; o presidente da Câmara Municipal, Giulliano Tibá; o Tenente-Coronel PM Rodrigo Alexandre Ramos, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar; o delegado Rodrigo Luis Fiorindo Faria, chefe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araguari; além do sargento BM Lopes, que representou a 2ª Companhia de Bombeiros; a tradicional tropa do Batalhão Mauá; a banda do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado; e convidados da sociedade civil.
A solenidade foi marcada por momentos de civismo, disciplina e respeito às tradições militares, características que simbolizam a atuação da Engenharia no Exército Brasileiro. Durante o evento, foram ressaltados os valores de dedicação, competência técnica e espírito de missão que norteiam os integrantes dessa arma essencial para as operações militares.
“A realização da solenidade reforça a importância do 2º Batalhão Ferroviário não apenas no contexto militar, mas também como instituição integrada à comunidade local e nas cidades em que o batalhão atua. Estamos com duas grandes frentes de obras: no estado de Goiás, na duplicação da rodovia entre Morrinhos e Caldas Novas; e em Araguari, na recuperação de vias da cidade. Obras que marcam positivamente a presença do 2º Batalhão Ferroviário”, destacou o Coronel Da Cás.
“Mais do que uma data comemorativa, o Dia da Arma de Engenharia representa o reconhecimento do trabalho silencioso, porém indispensável, desses militares que garantem mobilidade, proteção e suporte às demais tropas. É também um momento de valorização da história, das tradições e do legado deixado por gerações de engenheiros militares”, disse o General Felipe.
O SIGNIFICADO DO DIA DA ARMA DE ENGENHARIA
O Dia da Arma de Engenharia é celebrado em 10 de abril, em homenagem ao Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da Engenharia do Exército Brasileiro. Ele se destacou durante a Guerra da Tríplice Aliança, especialmente pela coragem e liderança em missões de construção e destruição de obstáculos, fundamentais para o avanço das tropas.
A Engenharia Militar desempenha um papel estratégico nas Forças Armadas, sendo responsável por atividades como construção de pontes, estradas, fortificações, desminagem, apoio logístico e obras de infraestrutura em situações de guerra e de paz. Além disso, atua diretamente em ações de apoio à população, como em desastres naturais, contribuindo para o restabelecimento de áreas afetadas.
A realização da solenidade em Araguari reforça a importância do 2º Batalhão Ferroviário não apenas no contexto militar, mas também como instituição integrada à comunidade local. Eventos como este aproximam a população das Forças Armadas e evidenciam o papel social desempenhado pelo Exército Brasileiro.
A presença de autoridades civis e representantes de diferentes instituições demonstra o respeito e a parceria existentes entre o batalhão e os órgãos públicos, fortalecendo laços institucionais e promovendo a cooperação em prol do desenvolvimento regional.
Com disciplina, tradição e compromisso, o 2º Batalhão Ferroviário reafirma, mais uma vez, sua relevância histórica e estratégica, celebrando o Dia da Arma de Engenharia com honra e reconhecimento àqueles que constroem caminhos, literalmente, para o Brasil avançar.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ qua, 24 de junho de 2026
- Chuva forte pode atingir diversas regiões de Minas Gerais nesta quarta-feira qua, 24 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 24 DE JUNHO qua, 24 de junho de 2026
- Imepac abre inscrições para vestibular agendado online 2026.2 com oito cursos de graduação qua, 24 de junho de 2026
- FanFest Araguari recebe transmissão de Brasil x Escócia nesta quarta-feira (24) qua, 24 de junho de 2026
- Romaria: drogas são apreendidas durante abordagem da Polícia Rodoviária Estadual qua, 24 de junho de 2026
- Duplicação da BR-365: administradora da rodovia consegue licença ambiental qua, 24 de junho de 2026
- Abadia dos Dourados avança na coleta seletiva e mobiliza população por cidade mais sustentável qua, 24 de junho de 2026
- 21ª Despoluição do Rio Paranaíba reúne cerca de 1.000 participantes e retira quase 2 toneladas de resíduos qua, 24 de junho de 2026
- Festival faz sucesso em 13 municípios ter, 23 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...