Solenidade de apresentação do Serviço Família Acolhedora acontece amanhã
ter, 14 de maio de 2024 10:18Da Redação
Amanhã, 15, às 14h, na Capela do Imepac, localizada na avenida Minas Gerais, 1889, Centro, a Beneficência Evangélica Araguarina, juntamente com a Prefeitura de Araguari realizarão a solenidade de apresentação do Serviço Família Acolhedora.
Ressalta- se que, o Serviço Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento que tem como objetivo oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se
esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços.
Segundo o Art. 101, §1º, do ECA, a medida protetiva de acolhimento, institucional ou familiar, é sempre excepcional e provisória. O Art. 19, § 2º ainda coloca que a permanência da criança ou do adolescente no serviço de acolhimento não deverá se prolongar por mais de 18 meses, salvo comprovada a necessidade.
A importância de determinar um tempo limite para o acolhimento está relacionada, portanto, ao intuito principal da medida protetiva, de reintegrar a criança e/ou o adolescente à sua família de origem e/ou extensa ou inseri-la em família por adoção, quando comprovada a impossibilidade de reintegração familiar.
“As famílias acolhedoras são selecionadas, recebem formação e acompanhamento constante para oferecer a atenção adequada a cada criança e adolescente sob seus cuidados. Sua finalidade é proporcionar cuidados individualizados, buscando desenvolver esses menores de maneira integral e saudável. Além de ser outra opção de acolhimento. É um trabalho social que tem começo, meio e fim. Mas o resultado é para sempre”, disse a Beneficência Evangélica Araguarina.
É bom mencionar que, podem participar do Serviço Família Acolhedora, homens e mulheres que não estejam cadastrados para adoção e que tenham disponibilidade para acolher e cuidar da criança ou adolescente por um tempo, sabendo que eles poderão voltar para suas famílias, ou até mesmo serem adotados. Além disso é preciso se encaixar nos seguintes critérios: ter 21 anos de
idade ou mais; ser residente do município de Araguari, há pelo menos dois anos; não possuir antecedentes criminais; não apresentar problemas psiquiátricos e/ou dependência de substâncias psicoativas, através de atestado de saúde mental e psicológica; possuir disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço.
Para mais informações, é necessário procurar o Serviço Família Acolhedora do município, em sua sede, que fica localizada na avenida Bahia, 600, na BEA – Beneficência Evangélica Araguarina. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...