Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Sociedade Vicentina interrompe sessão da Câmara em protesto à instalação de nova agência funerária

qua, 23 de março de 2016 08:27

Da Redação

Após manifesto, prefeito Raul Belém (PP) atendeu aos membros da Sociedade

Os membros da Sociedade São Vicente de Paula (SSPV) de Araguari interromperam a sessão da Câmara Municipal, nessa terça-feira, 22, em protesto à instalação de uma nova agência funerária na avenida Minas Gerais.

De acordo com Jackson Lopes, vicentino e membro do Conselho Central da SSPV, a instalação da nova agência funerária está ocorrendo de forma ilegal. “Nosso Conselho é gestor do Serviço Social de Luto Frederico Ozanam e somos uma sociedade beneficente, sem finalidades comerciais. Estamos questionando o município, pois entendemos que a nova funerária está sendo instalada de forma ilegal, descumprindo a Lei Orgânica do município”.

Vereadores acompanharam vicentinos em manifesto

Vereadores acompanharam vicentinos em manifesto

 

Os membros estiveram na Câmara Municipal no dia 16 de fevereiro, solicitando o apoio dos vereadores. “Fomos atendidos e os edis assumiram o compromisso de agendar com o prefeito Raul Belém (PP) para que o gestor municipal pudesse assumir um compromisso público em relação ao assunto. O vereador Paulo do Vale (PV) tentou intermediar a agenda e não conseguiu. Estamos tentando ser atendidos pelo prefeito há mais de um ano e meio”.

Jackson Lopes afirma que os membros decidiram interromper a sessão da Câmara Municipal para pedir que os vereadores os acompanhassem até a prefeitura. “Não vimos alternativas a não ser parar a sessão e, com essa atitude, fomos atendidos pelo prefeito”.

A sessão foi suspensa e os vereadores acompanharam o manifesto. O vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS) comenta que a liderança do governo não havia conseguido agendar um horário para que os membros da Sociedade fossem recebidos. “Mesmo com todo o empenho, o vereador Paulo do Vale não conseguiu essa agenda, então, os membros organizaram um manifesto. Acredito que foi uma atuação extremamente livre e democrática, pois não houve alternativa senão protestar”.

Wesley Lucas acrescenta que a empresa entrou com o pedido de reforma do prédio na avenida Minas Gerais utilizando o CNPJ de uma clínica odontológica. “A reforma teve início sem autorização e a prefeitura não fiscalizou o local. O órgão público tem a prerrogativa de lacrar essa reforma, mas não teve essa iniciativa. Acredito que a prefeitura está sendo omissa”.

O presidente da Câmara, Giulliano Sousa Rodrigues (PTC) afirma que os vicentinos sempre foram atendidos pelos vereadores. “As reivindicações dos vicentinos são pertinentes, mas a forma como o manifesto aconteceu, não foi cordial. Sempre paramos a sessão e atendemos a todos com o maior respeito. Estamos com eles nessa luta”.

Em relação à nova funerária, Jackson Lopes afirma que é necessário um processo licitatório com livre concorrência para que uma nova empresa se instale no município. “Não basta simplesmente chegar ao município e abrir as portas. É preciso legalizar e adequar à lei, para que todos concorram de igual para igual. Não nos importamos com a concorrência, mas não queremos uma concorrência ilegal”.

O vicentino ressalta que as equipes do Serviço Social de Luto Araguari e Serviço Social de Luto Pax do Brasil também participaram do manifesto. “A empresa manipulou corpos ilegalmente, jogou restos mortais em uma caçamba de lixo de construção, então, também cobramos o estudo de impacto de vizinhança, que não foi feito pelo município e cobramos  ainda a Lei Orgânica, que não foi cumprida”.

Após o manifesto, os membros do SSVP foram atendidos pelo prefeito Raul Belém. “É uma reivindicação justa. O prefeito se comprometeu a buscar e agir dentro da legalidade. Se comprometeu também a investigar os fatos de conhecimento público, que foram até registrados em boletim de ocorrência. Estamos satisfeitos com o manifesto e confiando na palavra do prefeito”.

16 Comentários

  1. Fernando disse:

    Cidade impróspera. Tudo isso apenas para barrar a nva funerária que vai arrecadar impostos para o município, gerar empregos( coisa que aqui nao tem), e fazer com que o preço das outras diminua devido a concorrencia. Mas como moramos em uma cidade de coronel qualquer progresso que afete o bolso dos mesmos.

    APOIO A FUNERÁRIA SIM.

    Devemos apoiar o progresso de nossa cidade.

  2. Cezar disse:

    Respeito a SSVP mas quando mais se instalar funerárias, melhor será para cidade, pois os preços vão cair ao consumidor final, vai gerar impostos, e empregos diretos no município.
    Nenhum segmento da economia tem direito de monopolizar.
    A SSVP cobra seus preços sem piedade, seja de ricos ou pobres, então se tiver outra funerária, quem sabe os preços desta não sejam melhores à população.
    Também numa cidade já grande como Araguari, cabem outras cinco.
    VAMOS DEIXAR A CIDADE CRESCER.

  3. julio disse:

    Porque não querem concorrência ? Haverá emprego. Acorda Araguari, abaixo o coronelismo, que venham mais funerárias SIM, dentro da legalidade e concorrência.

  4. Silson disse:

    Pra que serve então lei orgânica? Se não é para cumprir joga no lixo.

  5. Bia disse:

    Depois que barraram a construção do shopping , não duvido de mais nada em Araguari. Na verdade aqui a lei que vigora não é lei orgânica, mas aquela antiga lei do coronelismo, “manda quem pode, obdece quem…..”

  6. Hosanan Caetano da Silva disse:

    Acho que precisamos pensar grande e ter visão de futuro. As leis são feitas para serem cumpridas, mas também precisam ser revistas e atualizadas. Araguari precisa crescer, por isso apoio a iniciativa de mais empresas que prestem bons serviços e cumpram as leis, alem de oferecer mais empregos.

  7. Carlos Eduardo disse:

    Araguari não tem porte para mais funerárias, meus amigos! No caso de entrar uma nova, a antiga vai fechar, e vocês que defendem tanto a livre concorrência, estarão sendo incoerentes, pois haverá desemprego, e os preços continuaram os mesmos, pois continuaremos a ter pouca concorrência.
    Araguari não tem estrutura para shopping, 50 funerárias, redes de hamburguerias e sanduíches… Enfim. Vocês viajam demais com essas ideias de aqui tem coronelismo, nós não temos coronelismo, nós simplesmente temos um pouco mais de 100 mil habitantes e uma cidade mal estruturada, e os caras querem que a cidade seja como uma São Paulo.
    Vocês intelectualoides de bar viajam na maionese, não sabem nem das leis e o propósito delas da própria município em que residem. Vergonha!

  8. Bia disse:

    Então agora Araguari é “lugar pequeno” que não comporta empreendimentos!?????????? Nossa cidade é a 4ª maior cidade do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba. O que os araguarinos devem entender é que alguns que já monopolizaram seus negócios aqui não se preocupam se a cidade vai crescer ou não, pois o deles já está garantido.

  9. Mariana Silva disse:

    Cidade de coronel sim,saudosos da ditadura! Tudo caro,tem que ter concorrência mesmo,e votamos nos vereadores par atender a população,e não à uma arte de comerciantes! Não usem os idosos,eles todos tem aposentadoria,que vocês recebem,fica tudo no bolso de vocês.Aproveita e faz uma auditoria nestas funerárias! Publiquem meu comentário,por favor gazeta!

  10. Ricardo de Oliveira Máximo disse:

    O pior de tudo não é isso senhores. Considero como a máxima aberração, uma Sociedade cuja missão é aliviar a miséria espiritual e material dos que vivem em situação de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica, manifestar-se publicamente sua oposição à instalação de uma empresa concorrente, em nome dos exorbitantes lucros do serviço social de luto Frederico Ozanam. Todos que são de Araguari e que moram em Araguari sabem o quanto o serviço da Frederico Ozanam é caro! Funerária de Luxo para os Ricos da Cidade! Absurdo buscarem barrar o mísero progresso da cidade em nome do bem colocado “Coronelismo”.

  11. Eliane Aparecida Matos disse:

    Araguari está precisando de indústrias para o povo trabalhar, de tratar com respeito as pessoas que não podem ir a um hospital particular e pagar uma consulta, está precisando evitar mortes, atendendo com dignidade os que não tem condições financeiras. Se alguém chegar no pronto socorro com uma dor no peito ele é mandado de volta pra casa e este morre no meio do caminho.
    Aqui não está precisando de funerária, ainda mais para funcionar na ilegalidade, alias coisa ilegal é o que não está faltando nesta cidade. Os vicentinos estão certinhos.

  12. Jèssica disse:

    Muito barulho para nada!

    O verdadeiro coroneslimo está na prefeitura, onde político entra pobre e saí rico.

    Apoio aos vicentinos!

  13. Paulo Paiva disse:

    Bom dia meus queridos Araguarinos.
    O crescimento da cidade deve fluir normalmente como em todos os outros lugares, cumprindo as leis e trabalhando na mais legalidade possível. Não sei a respeito da Lei orgânica que determina somente uma funerária para esta cidade, mas não acho isso legal, pois um crescimento sadio e democrático de um povo está incluído novas empresas, novas atividades e etc. O que não é legal é monopolizar o que temos.Vamos pensar grande e deixar esta cidade maravilhosa crescer.

  14. mariana disse:

    não entendi o comentário de Jéssica, questiona a Prefeitura, mas quer o monopólio dos vicentinos… muito estranho..

  15. manoel disse:

    Se a Frederico Ozanan é beneficente, porque os servicos deles sao os mais Caros?
    Nao ha duvida do excelente trabalho prestado no asilo. Mas a SSVP recebe muitos beneficios, ajuda do governo e da sociedade.muita
    Os Araguarinos tem o direito de ter outras opcoes.
    Monopolio jamais
    Acho muita pretencao dos vicentinos protestarem contra uma empresa.
    Eles nao tem nada com isso que a empresa sera ou nao legal. Cabe ao governo olhar isso.
    Ficou feio pra eles. Baixo nivel

  16. sueli maria carrijo disse:

    eu sou de araguari, mas esses anos todos que morei ai não vi progresso nenhum,enves de ficar discutindo coisas inutil, faça por exemplo ai por acaso tem emprego? por acaso tem estrutura para empresa?, não tem tem serviço para menor aprendiz?onde ? o maior poblema de araguari e muitas conversas e pouco faz. porque ai esta matando tanto ultimamente? vão dizer mais é so traficantes e usuarios, e porque tem tanto usuario porque não tem serviço. coloque estes desde pequenos para trabalhar e estudar, ha a lei não permite pois bem então vamos tentar salvar o que restou né, monte centros de ajuda e aprendiz, coloque esses meninos e meninas em algo que ocupa o tempo, parado não podem ficar

Deixe seu comentário: