Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Sistema de videomonitoramento em Araguari deve ser implantado em meados de agosto

qui, 31 de julho de 2014 00:44
Rodoban e prefeitura assinam convênio para contratação de profissionais que irão operar o sistema. Foto: PMA

Rodoban e prefeitura assinam convênio para contratação de profissionais que irão operar o sistema. Foto: PMA

DA REDAÇÃO (com assessoria) – Assinatura do convênio com a empresa Rodoban, uma das últimas etapas para o início do funcionamento do sistema de videomonitoramento aconteceu nesta terça-feira, 29.

Conforme informações do assessor especial da SETTRANS – secretaria de Trânsito e Transporte – Adaílton Ferreira de Carvalho, a empresa irá contratar dez profissionais para trabalhar na central de videomonitoramento das 16 câmeras durante 24h por dia.

Antônio Abreu Neto, superintendente comercial da empresa explicou que após a seleção dos operadores, eles passarão por treinamento específico, com orientação da Polícia Militar e somente após todos os procedimentos estarão prontos para iniciar a atividade, que deve ocorrer nos primeiros dias do mês de agosto. “Nossa previsão é de que no dia 15 de agosto estejamos inaugurando oficialmente o funcionamento do serviço”, explicou.

O sistema está sendo testado em Araguari.Foto: Gazeta do Triângulo

O sistema está sendo testado em Araguari.
Foto: Gazeta do Triângulo

A companhia foi representada também pela gerente de contratos Santina Dantas de Medeiros e pelo controlador Efraim Chagas.

Segundo disse o secretário da SETTANS, Wanderlei Barroso de Farias, esta era uma demanda antiga da sociedade local. “É uma conquista primordial para conter o avanço da criminalidade. Tenho absoluta convicção que os indicadores criminais e a violência no trânsito serão reduzidos de forma significativa com o funcionamento das câmeras no município. Em alguns municípios onde o sistema foi implantado houve redução de até 70% nos índices criminais”, explicou.

Em entrevista, o prefeito Raul Belém (PP) contou que o início de operação do serviço cumprirá uma das propostas de governo. “Foi um dos compromissos que assumimos com a sociedade quando falávamos em aumentar a segurança da cidade e do cidadão. Dessa forma, instalamos câmeras em pontos estratégicos com apoio do Governo de Minas e parceria com a Polícia Militar”, ressaltou o chefe do Executivo.

Locais contemplados

A respeito das reivindicações da comunidade a cerca dos locais beneficiados com o videomonitoramento, o comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Sandro Heleno Leite afirmou que a escolha leva em conta a prevenção de crimes contra o patrimônio, ou seja, furtos e roubos cometidos na região central do município.

“Claro que nossa intenção é estender este projeto para que os bairros sejam contemplados, no entanto, ainda não é possível. Por isto, neste primeiro momento o problema mais recorrente se encontra no centro da cidade, principalmente em horário comercial”, esclareceu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: