Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

Simulado de abandono é realizado pelo Corpo de Bombeiros no Hospital Padre Júlio

ter, 1 de agosto de 2023 08:06

Da Redação

O simulado aconteceu no Hospital Padre Júlio
Divulgação

Ontem, 31, no Hospital Padre Júlio, a Segunda Companhia de Bombeiros Militar realizou um exercício simulado de abandono para testar o Plano de Intervenção. Destaca-se que, esse simulado faz parte da Operação Rota de Emergência, realizada em todo o estado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

De acordo com o tenente André Luiz, da Segunda Companhia de Bombeiros Militar, a Operação Rota de Emergência é realizada anualmente em unidades hospitalares e neste ano foi realizada em unidades hospitalares públicas. “ Inicialmente, tínhamos a intenção de executar essa ação na UPA, mas não tivemos tempo hábil para acertar todos dos detalhes lá, então realizamos o simulado no Hospital Padre Júlio”, disse.

Ainda, conforme o tenente, essa operação tem o objetivo de testar o Plano de Intervenção da edificação. “Quando a edificação está se regularizando, ela precisa apresentar um Plano de Ação, que também é conhecido como Plano de Intervenção. Ele é um plano de emergência, que é executado em situações de sinistros”, destacou.

É bom mencionar que, o Plano de Ação determina quais procedimentos devem ser adotados em caso de situações atípicas e urgentes como explosões e vazamentos e deve ser elaborado por profissionais especializados. No Plano de Ação são elencadas as emergências em potencial, tanto na parte interna quanto externa do local. Desse modo, também estão descritos os procedimentos que devem ser realizados para reduzir os danos às pessoas, à propriedade e ao meio-ambiente.

“Simulamos uma situação de incêndio, que começou no refeitório da edificação, que normalmente acontece. Foram estartados os brigadistas do local para iniciarem o atendimento e acionar a equipe do Corpo de Bombeiros, que foi até o local. Os brigadistas realizaram a evacuação do prédio. Nós chegamos e fizemos o combate ao incêndio”, disse o tenente André Luiz.

 

Vale ressaltar que, antes da simulação foi feito um briefing, que é um conjunto de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Após o simulado, foram feitas as considerações, onde foi apontado o que pode ser melhorado, para que as ações possam ser realizadas com mais efetividade.

3 Comentários

Deixe seu comentário: