Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Shows Camaru 2014

qui, 28 de agosto de 2014 00:30

Abertura Sindicato Rural de Uberlândia
Camaru 2014

A 51ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2014  é uma realização do Sindicato Rural de Uberlândia que acontece entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições do Camaru, na Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100 – Uberlândia (MG). O evento reúne entretenimento e negócios em uma área de 330 mil metros quadrados com shows, exposição e julgamento de animais, leilões, rodeio profissional, provas equestres, torneio leiteiro, fazenda escola, cursos e palestras. A praça de alimentação da festa, sua gastronomia regional e parque de diversões são atrativos especiais para os visitantes.
.

Shows!

No primeiro dia, sexta-feira (29 de agosto), Gusttavo Lima abre o evento. No sábado (30 de agosto), o cantor Lucas Lucco agita a festa. No aniversário da cidade (31 de agosto), o presente à população uberlandense é o show gratuito da dupla Gian e Geovani. Claudia Leitte subirá ao palco na sexta-feira (5 de setembro) e Jorge e Matheus no sábado (6 de setembro). A programação ainda conta com a participação de artistas regionais em shows na arena de rodeio do evento, com entrada franca.
.

Produção de laranja deverá crescer cerca de 5% no estado

Segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção de laranja em Minas Gerais deve chegar a 946,5 mil toneladas. A área destinada a lavoura também teve aumento – de 39,5 mil hectares em 2013 para 43 mil hectares em 2014, porém, devido à seca do início do ano, a produtividade caiu, e a expectativa é que fique em 22 toneladas por hectare. O maior produtor de laranja é São Paulo, responsável por cerca de  72% da produção nacional. Minas Gerais fica em quarto lugar, com 5,47% da produção da fruta. Dentro do estado, o Triângulo Mineiro corresponde a 75% do volume.
.

Redução de carbono

Por meio da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), pretende-se reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Para isso, a iniciativa irá priorizar o bioma Cerrado, visando o aumento da área produzida com sistemas sustentáveis de produção. Para isso, o Programa de Investimentos Florestais irá investir US$ 10,6 milhões, administrado pelo Banco Mundial e destinados a realização de cursos sobre a recuperação das pastagens degradadas, integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF),  sistema de plantio direto na palha e florestas plantadas.
.

PIB Agropecuário

Segundo levantamento feito do PIB 2014 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), no acumulado do ano até abril o setor cresceu 2,48% – reflexo do crescimento esperado de 3,93% na produção em 2014, mesmo com os preços de alguns produtos terem recuado nos primeiros meses do ano. O destaque foi o algodão que teve aumento de 35,29% do faturamento da cotonicultura no acumulado do ano. Algumas culturas, contudo, deixaram a desejar no desempenho, e apresentaram retração do faturamento, são elas: batata (16,60%), cebola (30,05%), fumo (4,32%), milho (11,14%) e tomate (24,76%).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: