Sábado, 27 de Julho de 2024 Fazer o Login

SETTRANS instala radar de velocidade na avenida Brasil

qua, 3 de abril de 2024 08:59

Da Redação

Radar na avenida Brasil
Divulgação

Os radares de velocidade são instrumentos de fiscalização eletrônica no trânsito. Essa tecnologia é empregada pelos órgãos oficiais para aferir a velocidade dos veículos com a intenção de evitar os excessos nas ruas, avenidas e nas estradas do país. Destaca-se que, quem regulamenta a utilização desses equipamentos é o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da resolução 396/11.

No Brasil são utilizados quatro tipos de radares que se distinguem segundo o seu modo de funcionamento e tipos de medição, são eles: fixos, estáticos, móveis e portáteis.

Os radares fixos são instalados nas vias, normalmente em postes. Eles captam a velocidade e gravam a imagem do

veículo que trafegar acima da velocidade. Os radares estáticos costumam ser utilizados pela Polícia Rodoviária Federal em operações especiais. Ficam instalados em um suporte ou veículo, colocados em pontos específicos. Também registram imagens de veículos acima do limite da via. Os radares móveis funcionam instalados em um veículo e trabalham com ele em movimento. Não registram imagens, apenas fazem a medição da velocidade. Já o radar portátil é operado manualmente por um agente de trânsito que deverá apontá-lo para o veículo e assim efetuar a medição.

Destaca-se que, no caso de radares fixos, os sensores magnéticos são colocados no asfalto, calculando o tempo que o veículo leva para passar de um ponto ao outro, definindo a velocidade. Se este for ultrapassado, a câmera é acionada. Já os radares móveis captam a velocidade de acordo com a percepção de ondas eletromagnéticas que são emitidas pelo veículo em movimento.

No ano passado, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a Secretaria de Trânsito, na época, a SETTRANS informou que 15 radares seriam instalados no município.

Ressalta- se que, foram instalados radares nas seguintes localidades: cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Coromandel; avenida Mato Grosso, antes da Casa de Carne Paraíso; cruzamento da avenida Mato Grosso com rua São José e dois na avenida Belchior de Godoy.

Recentemente, a Secretaria de Trânsito começou a instalar um radar no cruzamento da avenida Brasil com a rua 4, trecho com grande incidência de acidentes, e outros dois na avenida Teodoreto Veloso de Carvalho.

Ontem, 2, a reportagem entrou em contato com a SETTRANS para saber se existe uma previsão para que seja finalizada a fase de adaptação desses radares. “O IMETRO virá aferir todos os radares. A previsão é que em 15 dias isso aconteça”, disse.

É bom mencionar que, estão sendo feitos estudos para verificar quais outras vias precisarão, com mais rapidez, da instalação de radares.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: