Serviço de Inspeção Municipal promove adequações para adesão ao SISBI
ter, 27 de fevereiro de 2018 05:00Da Redação
Sistema Brasileiro de Inspeção permite que empresas do município comercializem em todo o país
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está passando por adequações para a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a segurança dos consumidores.

Atualmente nove empresas são inspecionadas pelo SIM
De acordo com Mairon Ramos, diretor do Serviço de Inspeção Municipal, o objetivo do SIM é inspecionar as fábricas de produtos de origem animal que comercializam dentro do município. “Hoje contamos com nove agentes, um médico veterinário, uma técnica em alimentos e, nos próximos cinco meses, teremos mais dois médicos veterinários”.
O diretor comenta que a adesão ao SISBI é necessária para que os empresários do município possam comercializar seus produtos em todo o território nacional. “O SIM comporta a comercialização apenas dentro do município, mas com a adesão ao SISBI, o empresário pode comercializar seu produto em todo o Brasil”.
Para a equiparação do SIM ao SISBI, são necessárias adequações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Nós solicitamos uma auditoria junto ao MAPA e estamos promovendo as adequações necessárias. Dentre as exigências estão novos computadores, impressoras, uniformes e exames das agentes, que são específicos de acordo com a empresa em que atuam. Nesse momento, estamos solucionando a questão estrutural física e temos recebido todo o apoio do prefeito Marcos Coelho (MDB) e da secretaria de Governo”.
Atualmente, nove empresas são inspecionadas pelo SIM, dentre abatedouros de frango, empresas de laticínio, fábricas de produtos cárneos e um apiário. “Essas empresas geram aproximadamente 400 empregos direta e indiretamente e todas estão preparadas para a adesão ao SISBI. Com a adesão, haverá a possibilidade de aumento nas vendas, geração de mais empregos e crescimento na economia do município. Além disso, com a adesão, novas empresas virão para a cidade de Araguari”.
Segundo o diretor, há também um trabalho para combater a clandestinidade de empresas no município. “Existem muitos casos de clandestinidade e, com a estruturação do órgão, poderemos aumentar a fiscalização. Temos um trabalho em conjunto com o Procon e a Vigilância Sanitária para acabar com a clandestinidade e regularizar essas empresas”. A expectativa é de que a adesão ao SISBI ocorra até o mês de outubro. “Essa será uma grande conquista para os empresários, que vêm motivando o poder público desde 2013”.
Algumas empresas do município também possuem credenciamento junto ao Sistema de Inspeção Federal (SIF) que é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) cuja responsabilidade é assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo. As inspeções são realizadas mensalmente por agentes do MAPA, sendo que os profissionais da área de medicina veterinária são cedidos pelo município.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Movimento intenso de pessoas faz a BR-365 ser tomada por romeiros ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Araguari aposta em jogos para transformar o ensino da matemática ter, 11 de agosto de 2026
- Agosto Lilás: Araguari promove roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher ter, 11 de agosto de 2026
- TERCEIRA ETAPA DO CIRCUITO MUNICIPAL DE FUTEVÔLEI REÚNE MAIS DE 50 ATLETAS NA ARENA BEACH ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA se destaca mais uma vez no voleibol de base e coloca as três equipes femininas participantes entre as melhores da competição ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura promove programação cultural para celebração dos 138 anos de Uberlândia ter, 11 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE AGOSTO ter, 11 de agosto de 2026
- Fiscalização nos dois principais acessos à Romaria flagra motoristas irregulares ter, 11 de agosto de 2026
- Prefeitura de Abadia dos Dourados reforça cuidado com a saúde das mulheres e convida população para ação da Carreta da Mamografia ter, 11 de agosto de 2026
- Araguari participa da 1ª Olimpíada Regional de Matemática da AMVAP ter, 11 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...