Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Série “Concertos de Cravo” anima o fim de semana

qui, 28 de agosto de 2014 02:49
A cidade recebe a série de recitais em homenagem ao bicentenário de Aleijadinho
Antônio Carlos de Magalhães é diretor artístico do programa “Segunda Musical”, da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Foto: Divulgação

Antônio Carlos de Magalhães é diretor artístico do programa “Segunda Musical”, da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Foto: Divulgação

COM ASSESSORIA – Uberlândia recebe no neste domingo(31) a série Concertos Comentados de Cravo – Nosso Barroco Mineiro, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a Comissão OAB Cultural – Seção Minas Gerais. A apresentação acontecerá às 20h, na Igreja do Rosário (Praça Rui Barbosa, 79 – Centro).

A série de recitais itinerantes faz parte da Agenda Comemorativa do Bicentenário da Morte de Aleijadinho, que reúne diversas iniciativas culturais de valorização desse artista mineiro, ícone do Barroco. Os eventos, cuja entrada é gratuita, têm como principal objetivo levar ao público de diversas regiões do Estado um pouco da música do período colonial mineiro, popularizando o estilo em sua perspectiva musical.

As peças são executadas pelo cravista Antônio Carlos de Magalhães, que também comenta as obras sacras e profanas do século XVIII transcritas para o cravo, instrumento típico daquele período. O instrumento musical utilizado será um raro clavecin brisé (cravo dobrável) construído segundo Jean Marius (1713). De forma didática, o músico aborda aspectos musicais relevantes relacionados à obra, ao artista e ao instrumento.

Uberlândia é a sexta cidade a sediar o espetáculo. Outros concertos já foram apresentados em Diamantina (Região Central do Estado), Caxambu (Sul de Minas), Nova Era (Região Central), Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e Ipatinga (Vale do Aço). Para os próximos recitais, serão visitados os municípios de Ouro Preto, São João del-Rei e Curvelo (Região Central do Estado); Paracatu (Noroeste de Minas); Montes Claros (Norte de Minas); Oliveira (Centro-Oeste do Estado); Juiz de Fora (Zona da Mata) e Sabará (RMBH).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: