Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Senadora Teresa Cristina confirma presença no Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação

qui, 25 de janeiro de 2024 08:01

Da Redação

A COP 30 acontecerá em 2025, em Belém do Pará
Divulgação

No dia 5 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, diretamente da COP 28, o deputado federal Zé Vitor abriu oficialmente o Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, confirmando a sua realização no dia 29 de fevereiro, em Araguari. Esse evento é uma realização do Instituto Mineiro do Agronegócio

Sustentável (IMAS) e da Coocacer Araguari e foi idealizado pela liderança do Projeto Café Sustentável que faz parte das ações do instituto em conjunto com o deputado Zé Vitor. A finalidade é discutir ações para a sustentabilidade agrícola e coletar demandas para COP 30.

Ressalta-se que, a COP é um evento anual que reúne dezenas de milhares de autoridades governamentais, cientistas, organizações e ativistas de todo o mundo.

A iniciativa é a construção de um alicerce sólido de educação para sustentabilidade constante com responsabilidade, fundamentada em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. O fórum abrange as iniciativas do Projeto Café Sustentável e tem como público alvo produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e poder público para tratarem as questões sobre como o setor pode atuar para diminuir os efeitos do aquecimento global e as mudanças climáticas.

“Somos um time de pessoas determinadas a mostrar a verdade do campo brasileiro para todo o mundo. O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação será um grande momento para discutirmos caminhos sobre as mudanças climáticas, começando com os produtores de café e estendendo a todas as demais cadeias produtivas para levarmos o nome do Brasil cada vez mais longe, com a marca da sustentabilidade. Nossas ações diárias no campo se tornaram hábitos de produção

sustentáveis que tenho certeza de que vão conquistar o mundo. É por isso que precisamos nos unir e nos fortalecer para ser essa voz do trabalhador, do produtor rural e de todo o setor produtivo, de forma organizada. Logo, a realização do fórum se faz muito importante: para organizar as ideias e as ações daqui por diante. Todo dia de manhã o produtor rural brasileiro acorda disposto a produzir e conservar, por isso temos uma legislação tão primorosa e até rigorosa, diferente da maioria do mundo, e cabe a nós agora, também mostrar o que temos feito para cumpri-la com toda a responsabilidade. O fato de carregarmos o título de produtores sustentáveis nos enche de orgulho, por isso, vamos juntos neste evento no dia 29 de fevereiro”, explanou o deputado federal durante o lançamento da iniciativa.

É bom mencionar que, desde dezembro, a organização trabalha para unir representantes da cadeia produtiva do café, focados na sustentabilidade permanente, para uma discussão que vai além de ações e soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, mas também um momento primordial para colher demandas e transformá-las em metas, formalizando-as em um documento que será encaminhado ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para ser discutido e apresentado na COP 30, em 2025, em Belém do Pará, no Brasil.

Dentre os nomes confirmados, está o da senadora Teresa Cristina. Ela, que foi ministra da Agricultura, Pecuária e

Abastecimento do Brasil, entre 2019 e 2022, fará a palestra de abertura do evento, participará das discussões e se unirá aos esforços do movimento impulsionado pelo Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, liderado pela Coocacer Araguari e pelo deputado Federal Zé Vitor, sendo a primeira cooperativa, consequentemente o primeiro município a se posicionar sobre o a COP30 que será realizada em terras brasileiras pela primeira vez.

Ontem, 24, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a superintendente da Coocacer, Eliane Cristina Barbosa Cardoso para saber mais detalhes sobre o evento. Segundo Eliane, a senadora participará de um painel, que irá debater as seguintes questões: Qual o futuro do ESG no agronegócio brasileiro? Como viabilizar no AGRO a sustentabilidade econômica combinada com ambiental, social e uso da tecnologia? Quais as oportunidades e diferenciações da sustentabilidade no agronegócio brasileiro e nas exportações frente as exigências do mercado? O que está sendo debatido na pauta da Agenda Verde do Congresso Nacional?.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: