Terça-feira, 09 de Julho de 2024 Fazer o Login

Semana Mundial da Água em Araguari tem programação variada

qui, 13 de março de 2014 01:48
Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Com o tema “Água sim, desperdício não”, a Semana Mundial da Água terá uma programação variada no município. Nas comemorações alusivas à data haverá mutirão de limpeza em margens de rios, caminhada e palestra com a participação de alunos de escolas da rede municipal. Todas as atividades são abertas a população.

O evento é uma realização das secretarias de Educação (através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol) Meio Ambiente (através da Sala Verde), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

É a primeira vez que todas as entidades se envolveram em uma programação única. As ações promovidas pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente costumavam ser realizadas separadamente. “Devido à importância dos recursos naturais, do ambiente sem poluição, estamos dando ênfase a esse trabalho junto às crianças, porque elas serão os adultos do futuro. Elas adquirem consciência ecológica e cobram da família essa postura. O futuro do nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje,” ressaltou a secretária de Educação, Iara Faria.

A semana começa com a Blitz Educativa para os motoristas, na manhã de segunda-feira, 17, em frente à sede do Ministério Público. Como forma de chamar a atenção para o assunto, a SAE vai entregar um copo de água para o cidadão e um brinde ecologicamente correto. A ação terá a participação dos alunos do turno matutino do C.E.M. João Pedreiro.

Também são parceiros da iniciativa: Ministério Público, 53º BPM, 10º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Consórcio Capim Branco e Energia, Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, Rede de Ensino e secretarias de Trânsito e Saúde.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. Desde então, a data serve para estimular a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A razão é que aproximadamente 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE:

BLITZ EDUCATIVA
Dia 17 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: em frente ao Ministério Público
(avenida Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, 130, Centro)

MUTIRÃO DE LIMPEZA (MARGENS DO PIÇARRÃO)
Dia 18 (terça-feira)
Horário: 8h
Concentração: C.E.M. Ondina Moutinho Vieira
(avenida Jardim Botânico, 50, Santa Helena)

MUTIRÃO DE LIMPEZA (REPRESA DAS ARARAS)
Dia 19 (quarta-feira)
Horário: 8h
Concentração: CAIC – Dr. Arcino Santos Laureano
(rua Dezoito, s/ nº, Independência)

CAMINHADA DA ÁGUA
Dia 20 (quinta-feira)
Horário: 8h
Concentração: praça Getúlio Vargas

HOMENAGEM – ECOPROTETORES DAS NASCENTES
Palestra “Importância da Preservação de Nascentes”
Palestrante: Antônio Giacomini Ribeiro – presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Dia 21 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Policlínica – Anfiteatro Oabi Gebrim

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: