Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Semana do Meio Ambiente prevê mudanças de hábitos conscientizadas pela rede municipal de ensino

ter, 3 de junho de 2014 02:58
Importância do meio ambiente é protagonizada por alunos de creches e escolas municipais. Foto: Gazeta do Triângulo

Importância do meio ambiente é protagonizada por alunos de creches e escolas municipais. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – “A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem”.

A citação de Monteiro Lobato é destaque no convite da programação das atividades da Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura  (secretaria municipal de Educação), por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol e o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

A reportagem acompanhou as atividades no CEM Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues (Gira Sol Girando os Eixos), protagonizadas por diversas crianças na tarde desta segunda-feira, 2. Além de intensificar a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, os alunos foram preparados para apresentar a poesia ‘sementinha’ e a música ‘as flores’.

De acordo com Silvia Helena Fernandes, coordenadora do programa Gira Sol, são 17 anos de atividades nas escolas do município, e o objetivo é continuar oferecendo subsídios e suportes para que as atividades cada vez mais chamem a atenção da comunidade. “Por meio de exposição de trabalhos e apresentações musicais, os alunos se sentem motivados, pois, são prestigiados. Isto é uma forma belíssima de incentivá-los a apreender por meio da arte”, destacou Sílvia Helena.

Para a secretária de Educação Iara Faria, a semana do Meio Ambiente é uma grande oportunidade para que as crianças entendam a grande importância da consciência ecológica. “Tudo se inicia por meio da natureza. E nós temos o grande dever de ensinar isto aos educandos. A escola é o princípio fundamental onde se aprende a cuidar e amar a natureza. A consciência ecológica das crianças começa dentro da sala de aula, trabalhando a água, o ar, o planeta terra. Levando esta conscientização para dentro de seus lares, este aluno começa a transformar e socializar esta aprendizagem”, ressaltou a secretária.

Segundo destacou, a oficina do sabão ecológico que ocorreu na manhã de ontem, 2 no CMEI Padre Nilo II foi uma das maneira de aproximar os pais da escola, incentivando-os a não desperdiçar o óleo utilizado para fritura, e ainda oferecer dicas para aumentar a renda.
“Com estas atividades podemos despertar a consciência ambiental, como, por exemplo, informar que o óleo de fritura não pode ser jogado na água, pois um litro dele contamina cinco mil litros de água. Além disso, os pais são motivados a fazer o sabão, que é facilmente vendido”, finalizou.

Programação da semana do Meio Ambiente

– A Ecoação (Policial Ambiental Mirim por um dia) acontece hoje, 3, a partir das 9h, na sede da Polícia Ambiental;

– A trilha ecológica no Parque da Mata do Desamparo é nesta quarta-feira, 4, a partir das 8h30 na secretaria de Educação. Na parte da tarde, às 16h, encerramento da Eco-Oficina (de papel reciclável), por meio de exposição e entrega de certificado;

– No dia 5, quinta-feira, Culto Ecumênico, às 8h30 no Queda d’Água. Na parte da tarde, às 15h, blitz educativa – SOS Queimadas, na rua Vereador Geraldo Teodoro da Silva (próximo à Lunasa);

– Para finalizar está prevista uma visita na cachoeira nesta sexta-feira, 6, às 8h, na fazenda Estância Cachoeira Dourada.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: