Sexta-feira, 28 de Junho de 2024 Fazer o Login

Sem infraestrutura, chuva forte causa alagamento em supermercado

ter, 12 de maio de 2015 06:24

Da Redação

Devido a chuva, ocorrida por aproximadamente quatro horas seguidas, a rua Araxá no bairro Santiago assim como a avenida Teodoreto Veloso de Carvalho apresentaram novamente transtornos.

Os resultados negativos gerados pela falta de infraestrutura das vias também afetou seriamente a rua Formosa no Maria Eugênia. O alagamento deste domingo, 10, tomou proporções desastrosas neste bairro, onde um supermercado precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros para não correr o risco de perder equipamentos e produtos.

Na ponte da avenida Teodoreto Veloso de Carvalho, próximo ao Mataboi foi bastante afetada

Na ponte da avenida Teodoreto Veloso de Carvalho, próximo ao Mataboi foi bastante afetada

 

Conforme informações de Márcio Henrique Soares, subtenente do 10º Pelotão de Corpo de Bombeiros, uma equipe de profissionais do Batalhão ajudou os proprietários e funcionários a colocarem os móveis em local seguro. Apesar disso, geladeiras e similares foram danificadas, além de outros materiais. “Trata-se de uma região considerada propícia para situações calamitosas”, lembrou o militar.

De acordo com orientações, em casos semelhantes, quando há indícios de que a água adentre o imóvel, é necessário desligar eletrodomésticos e eletroeletrônicos, bem como o padrão e os disjuntores.

“Um dos nossos alertas é para que as pessoas deixem o local afetado e acionem o Corpo de Bombeiro por meio do 193. Depois, o ideal é procurar os órgãos responsáveis pela manutenção para que o transtorno não se repita, neste caso, a prefeitura, pois o problema é devido à falta de escoamento das águas pluviais”, destacou.

Esclarecimentos da prefeitura

Com o objetivo de promover serviço emergencial, a secretaria de Obras realizará um estudo na rua Formosa para viabilizar os trabalhos. “A rede é pequena nesta via, e no domingo a chuva superou os noventa milímetros. Não esperávamos este volume, mas estamos fazendo as manutenções necessárias”, considerou o titular da pasta, Odon Naves.

Ele também falou a respeito dos problemas ocorridos na avenida Teodoreto Veloso de Carvalho no bairro Sibipiruna, os quais acontecem devido ao escoamento de água oriundo do bairro Paineiras e da avenida Mato Grosso. “O ideal seria viabilizar os serviços de drenagem com tubulações, o que deve gerar gastos milionários. Para diminuir os impactos, estamos fazendo o trabalho de manutenção”, considerou.

Segundo acrescentou, a última chuva também provocou estragos no bairro Bosque, na via de acesso a avenida Teodoreto Veloso de Carvalho. “O problema é devido ao escoamento da água oriunda de um barranco viabilizado para a construção de um aterro sanitário. Estamos promovendo a revitalização deste local”.

O secretário também confirmou a precariedade da rua Araxá. “Esta via possui apenas drenagem superficial. Realizando o asfaltamento, não acontecerá mais o alagamento”, garantiu.

Questionado acerca do cronograma de obras permanentes, Odon disse que é preciso paciência devido às dificuldades atuais, em relação à captação de recursos. “Há um ano, protocolamos o projeto da rua Araxá junto ao governo Estadual. O investimento gira em torno de seis milhões de reais, mas devido a mudança de governo acabou gerando impasses na captação do recurso. Mesmo assim, o prefeito tem se empenhado na busca pelo benefício”, ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: