Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Segundo CAGED, Araguari fecha o mês de junho com saldo positivo, mesmo durante a pandemia.

qui, 30 de julho de 2020 14:11

Da redação

De acordo com últimos dados fornecidos pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) através do Ministério da Economia, nesta última terça-feira (28), o Brasil fechou 10.984 vagas em junho de 2020, sendo o pior desempenho desde 2016 para o mês. Porém, não foi uma notícia tão desanimadora visto que as estatísticas apontavam para um número vinte vezes maior.

Diferente de outros meses, no cenário Nacional, junho fechou com registro de 6,7 milhões de contratações e 7,9 milhões de demissões, o que justifica a expressão do próprio Caged de que o pior já passou, visto que em março e abril os números foram maiores.

Segundo coordenadora do SINE as vagas estão aumentando, mas a procura para cadastros diminuiu

Segundo coordenadora do SINE as vagas estão aumentando, mas a procura para cadastros diminuiu

 

Parte das análises apontam que as reduções são consequência dos programas desenvolvidos pelo Governo Federal para amenizar a crise em geral, através do auxílio emergencial pago há milhares de brasileiros e também pelo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda que contribuiu para que as empresas pudessem se organizar em relação às jornadas de trabalho e salários, reduzindo os desligamentos.

Em Araguari o comparativo dos meses de março a junho apresenta melhoras. No mês de março o setor de agropecuária teve 14 admissões e 40 desligamentos, o comércio teve 179 admissões e 204 demissões e da construção com 75 admissões e 89 demissões, sendo estes os mais impactados até o momento.

No comparativo do saldo total dos setores, nota-se claramente que abril foi o pior mês de 2020 no município e único que teve fechamento geral dos setores negativo, tendo equilíbrio e saldo positivo somente no setor agropecuário. No comércio foram 109 admissões e 221 demissões, na construção 52 a 94, na indústria 96 para 116 e em serviços 169 para 255, todos nesta ordem de admissões para desligamentos. O mês de maio encerrou com saldo total positivo, mas ainda com índices maiores de demissões em comércio, indústria e serviços e, no mês de junho, somente o setor de construção teve saldo negativo pequeno de 81 admissões para 85 desligamentos. Os demais setores mantiveram-se positivos conforme painel de informações do Caged.

Pelas análises realizadas e informações coletadas até o momento, no total dos meses deste ano, o setor mais afetado em Araguari é claramente o do comércio, bem como em outros municípios do estado, justificado pela necessidade de fechamentos temporários decretados pelos órgãos competentes mediante o enfrentamento da COVID-19.

Apesar da alegação de que o pior já passou, tanto o Caged quanto economistas deixam claro que as dúvidas ainda são muitas, já que os programas que influenciaram parte da melhoria financeira de empresas, trabalhadores autônomos, informais e desempregados tem previsão de encerrar no mês de agosto de 2020 e novas análises serão feitas, já que a necessidade de novos fechamentos no comércio ou redução de jornada por exemplo podem ocorrer ainda em alguns locais.

De acordo com a coordenadora do SINE de Araguari, Marilda Rodrigues, houve uma média no mês de junho de 150 contratações e a procura de empresas no setor de construção aumentou consideravelmente, mas em contrapartida, a quantidade de cadastros diminuiu.

Comércio está entre os setores mais afetados no índice de demissões após início da pandemia.

Comércio está entre os setores mais afetados no índice de demissões após início da pandemia.

O SINE continua realizando cadastros de trabalhadores que estão sem emprego formal e oferendo vagas diariamente através de seus canais de atendimento, sendo um órgão intermediador em processos de contratação.

Os interessados em realizar cadastros no Sistema Nacional de Emprego de Araguari-MG devem procurar a unidade, que está em novo endereço, na Praça Getúlio Vargas, nº 65, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas (sem intervalo) munidos de Carteira de Trabalho, identidade e CPF.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: