Segunda sessão ordinária debate demandas urbanas e infraestrutura em Araguari
qua, 28 de janeiro de 2026 11:09Da Redação

Foto 1: Sessão da Câmara destaca segurança urbana e mobilidade.
No dia 27, foi realizada a segunda sessão ordinária do mês de janeiro na Câmara Municipal de Araguari. Durante a reunião, os parlamentares utilizaram a tribuna para apresentar requerimentos e debater temas relevantes para a população araguarina.
Entre os destaques da sessão esteve o vereador Guilherme Santana, que solicitou o envio de ofício ao prefeito Renato Carvalho Fernandes, requerendo que, por meio da secretaria competente e em parceria com as concessionárias e empresas responsáveis, sejam adotadas providências urgentes em relação aos diversos fios soltos espalhados pelo município, em sua maioria oriundos de serviços de internet e telecomunicações.
Segundo o parlamentar, a situação tem causado prejuízos à estética urbana e representa riscos à segurança da população, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas. “Registra-se, ainda, que tal demanda já foi objeto do Requerimento nº 313/2025; entretanto, até a presente data, não houve a adoção de medidas efetivas para a solução do problema, o que reforça a necessidade de uma nova intervenção do Poder Executivo”, destacou o vereador.
O edil Nego também se destacou ao requerer, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao prefeito Renato Carvalho Fernandes, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Planejamento. O parlamentar reiterou requerimentos anteriores de sua autoria, solicitando novamente a construção de uma passarela com calçamento sobre o viaduto da linha férrea, na saída para o distrito de Amanhece, considerando o crescimento significativo da população dos bairros Vieno, São Sebastião e dos novos empreendimentos imobiliários da região.
De acordo com o vereador, a solicitação se justifica pela necessidade de garantir maior segurança aos pedestres, melhorar a mobilidade urbana e proporcionar acessibilidade adequada, prevenindo acidentes e atendendo a uma demanda crescente da comunidade local.
Tribuna Livre
O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Joaquim Fernandes, foi convocado pelo vereador Paulo do Vale para esclarecer como anda a obra do Terminal Rodoviário de Araguari. “É muito importante essa oportunidade para elucidar à população a real situação da nossa rodoviária. Quero deixar bem claro quais são os problemas que estamos enfrentando para tirar essa obra do papel. A nossa engenheira, Mariana, está fazendo os relatórios orçamentários, o estudo técnico preliminar e o termo de referência.
Outra coisa que quero destacar é que o Ministério Público tem acompanhado todo esse processo. Estamos seguindo um cronograma e cumprindo os prazos. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi escolhida por dispensa de licitação para executar o projeto. Logo, a atual situação é a seguinte: finalizamos a parte da documentação, já temos o termo de aceite assinado pelos responsáveis da UFU, que, inclusive, disseram que já iniciaram o projeto e que, até sexta-feira, faremos essa publicação.
Ainda há uma discussão sobre o que vamos fazer lá, qual será o valor gasto e como vamos executar esse projeto com a maior agilidade possível. Estamos avaliando o que será viável, e o nosso objetivo é entregar uma rodoviária digna para a nossa população”, destacou Joaquim Fernandes.
Comissão Especial
Na ocasião, também foi constituída uma Comissão Especial para analisar e emitir parecer aos Projetos de Decreto Legislativo de concessão do Título de Cidadania e do Diploma de Honra ao Mérito, ou outras honrarias. A composição ficou definida da seguinte forma: Débora Dau (presidente), Alex Peixoto (vice-presidente) e Branquinho (membro).
Não houve nenhuma matéria na Ordem do Dia.

Foto 2: Secretário Joaquim Fernandes presta esclarecimentos sobre o andamento do projeto do Terminal Rodoviário durante a Tribuna Livre.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mortes por infarto em Uberlândia dobram ter, 16 de junho de 2026
- CNI reunirá pré-candidatos à Presidência em evento voltado às demandas da indústria ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Uberlândia terá estande para atendimentos gratuitos na ‘Rodada de Negócios Internacional Brasil Central 2026’ ter, 16 de junho de 2026
- Polícia Civil deflagrou operação que prendeu o principal acusado de tráfico em Estrela do Sul ter, 16 de junho de 2026
- RADAR – 16 DE JUNHO ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Araguari avança no cronograma da reforma da Rodoviária e define próximos prazos da obra ter, 16 de junho de 2026
- América, Flamengo e Grêmio estrearam com vitória ter, 16 de junho de 2026
- Escola de Voleibol Araguari Vôlei EVA amplia atividades e lança projeto de Vôlei de Praia e Futevôlei ter, 16 de junho de 2026
- Homicídio e tentativa de homicídio no São Sebastião são investigados pela Polícia Civil ter, 16 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural ter, 16 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...