Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa vai até o dia 30 de novembro
qui, 12 de novembro de 2015 08:51Da Redação – Com Assessoria
Começou neste mês a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais têm até o dia 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos (búfalos) de sua propriedade com idade de zero a 24 meses.

Produtores devem vacinar bovinos com idade entre 0 e 24 meses
A vacinação é obrigatória e é a única forma de proteger os animais contra a doença. A primeira etapa ocorreu em maio deste ano. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – órgão responsável por supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho – estima que deverão ser vacinados nesta etapa aproximadamente 9,8 milhões de animais.
Na região de Araguari, existem em média 190 mil cabeças de gado. Destes, 90 mil bovinos estão na faixa etária que necessita da vacina e a meta é imunizar 95% deles.
Segundo Jorge Hermógenes Rocha, fiscal agropecuário do IMA, o controle da aftosa é importante porque serve de referencial para a capacidade do país em garantir o controle de doenças. “Um país que não consegue mantê-la afastada, provavelmente não consegue manter outras doenças. A aftosa interfere até na exportação de laranja, banana e de outros produtos que não tem ligação direta com a parte animal. Ou seja, é um parâmetro da situação sanitária do país,” explicou.
Minas Gerais está há quase duas décadas sem registrar focos de febre aftosa. Com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa, fundamental para expansão no mercado externo. O estado exporta carne bovina principalmente para Hong Kong, Rússia e Irã.
Os produtores rurais poderão adquirir a vacina nos estabelecimentos autorizados pagando em torno de R$ 1 a R$ 2. Será necessário a apresentação da Carteira de Identidade ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no ato da compra.
A legislação prevê, ainda, que os produtores rurais comprovem a vacinação do seu rebanho junto ao IMA. Para isso, é necessário que o produtor preencha o Formulário de Declaração de Vacinação, também conhecido como Carta Aviso de Vacinação, que está disponível no site do Instituto (www.ima.mg.gov.br). A comprovação também pode ser feita na loja agropecuária em que a vacina foi adquirida ou no escritório do IMA.
Em caso de dúvidas, o escritório do IMA em Araguari se coloca à disposição para oferecer informações. O telefone de contato é (34) 3241- 4681.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
