Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Segunda dose da vacina contra HPV começa a ser aplicada na próxima semana

ter, 2 de setembro de 2014 01:08
Em Araguari, meninas de 11 a 13 anos devem
procurar postos de saúde a partir do dia 10
Meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas nas escolas durante a primeira etapa da campanha. Foto: Arquivo

Meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas nas escolas durante a primeira etapa da campanha. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – A segunda etapa de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV) começou neste mês em todo o Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para garantir a continuidade do tratamento. Em Araguari, a vacina estará disponível na próxima semana, a partir de quarta-feira, 10.

Sem a segunda dose da vacina, não há proteção. É o que ressalta a coordenadora de Epidemiologia do município, Lucia Hirono. “Ela vai garantir a imunidade na adolescente. A terceira dose, daqui a cinco anos, serve como uma espécie de garantia. A segunda é mais importante porque garante a ação da primeira,” explicou.

Realizada nas escolas do município, a campanha começou no dia 10 de março. Durante esse mês, a equipe da secretaria de Saúde percorreu as instituições de ensino para garantir a devida aplicação da vacina.

A coordenadora não informou quantas meninas foram imunizadas no município, mas garantiu que o alcance foi superior a 90%, ultrapassando com folga a meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde. “Acreditou-se que os pais não iriam permitir, gerando desistências. Aconteceu o contrário; tivemos uma adesão muito boa em Araguari,” completou Hirono.

Cartão de vacina
O cartão de vacina serve como uma espécie de comprovante, a única garantia de que a adolescente realmente tomou a primeira dose. Por isso, tê-lo em mãos é imprescindível na hora de procurar o atendimento no posto de saúde.

Quem ficou de fora da primeira etapa também deve garantir a proteção, apresentando o documento de identidade. Neste caso, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira.

Proteção
A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

Contra-indicação
Meninas na faixa etária mencionada que estão grávidas depois de ter tomado a primeira dose, devem aguardar o parto. Não é recomendável a aplicação da segunda vacina durante o período de gestação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: