Quinta-feira, 27 de Março de 2025 Fazer o Login

Secretários discutem funcionamento das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes

qua, 16 de setembro de 2015 08:11

Da Redação

Locais receberão resíduos sólidos diariamente e farão a destinação correta dos materiais

O Núcleo Gestor dos Resíduos Sólidos da prefeitura esteve reunido nessa segunda-feira, 14, para definir o funcionamento das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). As unidades foram construídas para o recolhimento de materiais de construção e outros lixos sólidos.

Material será removido diariamente por um caminhão de coleta e encaminha à usina

Material será removido diariamente por um caminhão de coleta e encaminha à usina

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Braulino Borges Vieira, a data de funcionamento das unidades ainda não foi definida, porém, a equipe está definindo as principais diretrizes administrativas dos locais. “Estivemos discutindo as políticas que serão adotadas e se a administração será realizada pelo município ou terceirizada”.

A reunião contou com a presença dos secretários de Fazenda, Érico Chivato; de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior; de Desenvolvimento e Turismo, Clésio de Meira; de Trânsito, Divonei Goncalves e de Obras, Odon Naves, além do técnico engenheiro, Bruno Gonçalves e do fiscal ambiental, Mauro César Rodrigues.

Segundo o secretário da área, a equipe realizou uma avaliação para definir se o município possuía condições financeiras de administrar as URPVs. “Através de uma votação, decidimos optar pela licitação de uma empresa terceirizada, pois o funcionamento das unidades exigiria de imediato a aquisição de maquinário e mão-de-obra. Por enquanto, o município não tem condições de fazer esse investimento”.

A construtora responsável está finalizando a sexta unidade das URPVs e realizará a entrega ao município em breve. “Na próxima semana os técnicos irão redigir o edital, acionaremos o Departamento de Licitações e será aberto o credenciamento das empresas”. A empresa vencedora será responsável pela administração das unidades e da Usina de Tratamento de Resíduos. “Uma empresa terceirizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está finalizando a instalação da parte elétrica da usina, que deverá ser entregue nos próximos 15 dias. Até o final do ano, todas as URPVs estarão em funcionamento”.

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes

As URPVs receberão resíduos de materiais de construção em pequenos volumes. “Os moradores que não possuem caçambas poderão descartar materiais de construção civil gratuitamente. Cada unidade contará com a presença de um funcionário, que receberá o material de descarte e fará a destinação correta do que for entregue”.

O trabalho será realizado em conjunto com o aterro sanitário e com a Usina de Tratamento de Resíduos. “Aquilo que for recebido e não puder ser reaproveitado será descartado no aterro e o que puder ser reciclado será encaminhado para a usina. Os materiais reciclados serão transformados em paralelepípedos, cascalho, areia fina e outros materiais, que serão utilizados novamente em obras, diminuindo o impacto no meio ambiente”.

O material será removido diariamente por um caminhão de coleta. “Não receberemos lixo orgânico e a população também pode encaminhar móveis velhos ao local. Para o descarte de pneus, temos o Ecoponto, que recebe o material e envia mensalmente a uma empresa que dá a destinação correta”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: