Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Secretário de Saúde responde questionamentos na Câmara Municipal

sex, 3 de março de 2017 05:34

por Mel Soares

O secretário de Saúde, João Batista Arantes, esteve na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 2, para responder questionamentos dos vereadores, sobretudo da oposição.

O vereador Carlos Machado (PSL) utilizou a expressão “ainda não acertou a mão” para definir a atuação do secretário nos dois primeiros meses à frente da pasta. “A área da Saúde precisa de um cuidado especial. Estamos recebendo diversas reclamações de que não há consultas, principalmente exames oftalmológicos. Agora com a saída Amvap (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba) a situação tende a piorar em Araguari”, questionou.

Sessão da Câmara contou com a presença do secretário da Saúde

Sessão da Câmara contou com a presença do secretário da Saúde

 

O presidente da Câmara, Luiz Antônio de Oliveira “Luiz Construtor” (PSDB) respondeu Machado dizendo que é totalmente favorável ao desligamento da Amvap. Ele também argumentou que o período de dois meses e pouco para demonstrar resultados eficientes.

“Eu não me intitulo base deste ou daquele político, sou base de Araguari e acredito que sessenta dias para uma secretaria que representa sessenta por cento da máquina pública é pouco tempo. Em relação a consultas, a prefeitura está fazendo licitação para viabilizar consultório oftalmológico e fornecer atendimento gratuito a comunidade”, adiantou.

O secretário João Batista admitiu que a qualidade de saúde do município não condiz com a expectativa, mas argumentou que o governo foi assumido num momento em que os médicos estavam atendendo ocasionalmente devido a uma greve e com redução da carga horária do trabalho de funcionários das unidades de saúde.

Outro questionamento feito pelo vereador Carlos Machado foi a respeito da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) se tornar Pronto-Socorro. O secretário afirmou que também tem esta preocupação e por isso foi disponibilizado mais um médico para atender a demanda.

“Quando assumimos havia 30 pessoas internadas na UPA devido a problemas financeiros da prefeitura com a Santa Casa. Conseguimos amenizar esta situação e estamos mantendo os pacientes no leito do Hospital. A UPA está seguindo o seu caminho normal que é de urgência e emergência, e internamento por um período de, no máximo, 24 horas”, destacou.

O não funcionamento do aparelho de raio X da Unidade de Pronto-Atendimento também fez parte da lista de reclamações do edil de oposição. Segundo o secretário, novo equipamento está sendo licitado.  “Enquanto isso os exames estão sendo feitos na Santa Casa e no Hospital Santo Antônio”, respondeu o secretário.

Prédio do Pronto-Socorro

O secretário afirmou que não irá reabrir o Pronto-Socorro devido a qualidade de serviços prestados pela UPA. “Estamos pagando valor muito alto de alugueis e o prefeito pediu que reduzíssemos os custos nesta área. Portanto, conforme estudo que está sendo feito, o espaço abrigará a secretaria de Saúde. Não se pode mexer na estrutura física do prédio, então será feita a limpeza e divisão do espaço por meio de divisórias”, informou.

No mesmo local será viabilizada uma Unidade Básica de Saúde que terá três médicos sem agenda fixa. “Anda precisamos aguardar a autorização do Corpo de Bombeiros para realizar a mudança”, finalizou o secretário.

2 Comentários

  1. Marco disse:

    Se falta mão de obra porque não chama os que passou no concurso tirá os contratos desvio de função pois na campanha ouvia fala muito dá saúde

  2. RAQUEL IRIS FERREIRA PRADO disse:

    Concordo com vc Marco foi realizado um concurso para que as vagas que já existem fossem ocupadas e até agora nada , acredito que será necessário acionar o ministério publico pois os professores só conseguiram ser convocados depois de procurar a promotora responsável pelo mesmo .

Deixe seu comentário: