Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 Fazer o Login

Secretaria Nacional de Segurança Pública lança aplicativo que possibilita a consulta da situação de veículos

qua, 8 de janeiro de 2014 00:07
Aplicativo Sinesp Cidadão  é lançado para encontrar irregularidades em veículos. Foto: Divulgação

Aplicativo Sinesp Cidadão é lançado para encontrar irregularidades em veículos. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Criado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e lançado no início de dezembro de 2013, o aplicativo para smartphones Sinesp Cidadão – Check Placa é um sistema disponível para que a população possa consultar a situação de veículos somente por meio dos dados da placa do automóvel.

A partir desta consulta, é possível que qualquer cidadão brasileiro possa verificar se há registros de furto ou roubo dos veículos consultados e ainda se o mesmo é clonado. Basta digitar a placa para saber a situação e em caso de irregularidade, aparecerá a informação destacada em vermelho.

Essa iniciativa, que vem do Governo Federal através do SINESP Cidadão, tem como objetivo possibilitar a consulta de dados de veículos cadastrados na base nacional do DENATRAN. Sendo assim, ampliando a proteção da sociedade brasileira, com a participação de todos os cidadãos.

Com esse tipo de serviço, é possível que os profissionais de segurança pública realizem consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre drogas, Justiça, sistema prisional, dentre outros.

Caso seja constatada alguma irregularidade, o indivíduo aciona imediatamente a polícia e repassa todas as informações possíveis sobre a localização do automóvel. O denunciante não será identificado.

O cidadão não deve se aproximar nem do carro e nem do suspeito para evitar, por exemplo, que leve um tiro. Sendo assim, não deve haver intervenção por parte do cidadão. A ferramenta aumenta a interação entre a comunidade e as polícias.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: