Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Secretaria municipal de Saúde mobiliza público masculino para campanha Novembro Azul

qua, 4 de novembro de 2015 08:27

Da Redação

Dia D acontece no dia 14, sábado, na Policlínica entre 8 e 12h

Com o intuito de conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, a secretaria municipal de Saúde realiza pela 3ª vez o Novembro Azul. No Brasil, a campanha foi lançada oficialmente no último domingo, 1º, durante o 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.

O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. Em Araguari, os exames estão disponibilizados gratuitamente para o público masculino a partir dos 40 anos. Segundo a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, eles podem ser solicitados na Policlínica ‘Dr. Oabi Gebrim’, das 7 às 11h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul

 

A caminhada de conscientização acontece neste sábado, dia 7. A concentração será na praça Farid Nader e o encerramento na Getúlio Vargas. A conscientização sobre o tema também será feita nos semáforos no dia 13.

O Dia D acontecerá no dia 14, sábado, na Policlínica entre 8 e 12h. Além de receber encaminhamentos para o exames de próstata, os participantes poderão realizar diversos testes como HIV, hepatites e glicemia.

“Na edição do ano passado, 425 homens fizeram o exame durante a mobilização do dia D. No total, foram quase 700. A expectativa deste ano é de que o número seja ainda maior. Lembrando que a prevenção continua sendo o melhor remédio”, enfatizou Lucélia.

Alerta

O câncer de próstata é uma doença que atinge uma glândula do sistema reprodutor masculino e é mais comum entre homens acima de 50 anos. Os grupos de risco são negros, pessoas com histórico familiar, obesos e sedentários.  Mesmo com poucos sintomas, em estágio avançado a doença pode causar dificuldade para urinar, sangue na urina e dor óssea na região das costas. O tratamento pode ser feito a partir da remoção cirúrgica da próstata, tratamento com hormônios, radioterapia e uso de medicamento.

De acordo com o urologista Alfredo Canalini, membro da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) a doença não apresenta sintomas na fase inicial. “Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença está avançada”. Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: