Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria de Saúde se mobiliza para organizar rede hospitalar antes do pico da pandemia

qui, 2 de julho de 2020 11:00

Da Redação

covid 1Minas Gerais atingiu a marca de 1.007 mortes provocadas por covid-19 nesta quarta-feira, 1º de julho. Entre o primeiro e o milésimo óbito, passaram-se pouco mais de três meses, mas embora o tempo entre tais registros tenha sido um pouco maior do que nos outros estados, a evolução das confirmações mostra o rápido avanço e letalidade da doença. É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que aponta ainda para 47.584 casos confirmados de coronavírus.

Ao analisar o levantamento das notificações é possível verificar que já foram registrados casos de covid-19 em 710 municípios mineiros, o que representa um total de 83,2% das cidades do estado. Além disso, pelo menos 210 municípios confirmaram mortes causadas pela doença. Araguari figura entre estas cidades, tendo registrado 469 pacientes infectados e 215 em acompanhamento, segundo o boletim estadual. No município há, ainda, cinco óbitos confirmados para a covid-19 e 249 pessoas já se recuperaram da doença.

Os dados se aproximam das informações que têm sido disponibilizadas, diariamente, pela Secretaria Municipal de Saúde, que destaca a existência de seis óbitos confirmados e quatro em investigação, além da internação de pelo menos 38 pessoas em leitos de UTI e enfermaria. O número de casos confirmados é de 522, e também há 25 pacientes aguardando o resultado de exames laboratoriais, conforme o boletim divulgado pela pasta.

Diante disso, a administração municipal segue com a organização do Hospital de Campanha para iniciar os atendimentos, para isso, estão sendo recebidos os equipamentos que serão utilizados nos leitos. “Estes são os dias decisivos quanto à estruturação da unidade para que possamos iniciar os atendimentos o quanto antes. Fizemos a compra de 10 camas e 22 colchões, além de firmar contratos com outros serviços, como farmácia e a limpeza do local. Também está havendo a contratação de profissionais que atuarão no Hospital, assim, os próximos dias serão decisivos quanto à entrega da unidade”, explicou Saulo Borges, subsecretário de Saúde.

O aumento de casos positivos também tem relação direta com o protocolo de exame admissional de uma empresa local que realiza a contratação de pessoas oriundas de cidades vizinhas. Assim que detectado teste positivo para covid-19, os pacientes permanecem em isolamento e monitoramento pela própria empresa, e vigilância epidemiológica. Diante destes casos, houve alteração do protocolo, sendo assim, os profissionais requisitados serão testados em suas cidades de origem. Assim, a orientação à toda população continua sendo o distanciamento, o uso de máscaras e a higienização pessoal e de ambientes.

O considerável acréscimo de casos na região também é resultado das notificações registradas em Uberlândia, que continua a ter o maior número de casos da doença, com 6.354 registros e 81 mortes. Já Belo Horizonte conta 5.771 pessoas com coronavírus e 144 mortes. Na capital, em 24 horas, foram registrados oito óbitos e 397 novos casos. A previsão da SES é que, no pico da pandemia do coronavírus, Minas Gerais registre mais de 2 mil novos casos e mais de 50 novas mortes.

“Nossa situação se agravou muito nos últimos 15 dias e isso nos deixa bastante tensos, mas o povo mineiro tem contribuído e vai continuar contribuindo. O setor público tem que fazer a sua parte, e as pessoas também. Se o mês de julho passar e conseguirmos tolerar essa carga, com certeza estamos preparados para isso, o pior vai ter ficado para trás e, a partir daí nossa situação fica bem menos crítica”, afirmou o governador Romeu Zema (Novo) durante entrevista.

Quanto ao cenário nacional, o Brasil ultrapassou hoje 60 mil mortes pelo novo coronavírus, com 538 óbitos e 18.428 casos confirmados desde as 20h de ontem. Na contagem desde o início da pandemia, o país atingiu total de 60.194 mortes e 1.426.913 infectados pela doença. Os números são do levantamento de um consórcio de veículos de imprensa.

 

–  A recomendação é de que a população mantenha os cuidados como uso de máscaras e higienização das mãos

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: