Secretaria de Saúde realiza novo mutirão para prevenção de câncer no dia 18
ter, 14 de outubro de 2014 01:15DA REDAÇÃO – No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a secretaria de Saúde realizou um mutirão de exames neste fim de semana, 11, e marcou um novo para o próximo sábado, dia 18. Das 9 às 16h, mulheres podem agendar exames de mamografia e realizar o Papanicolau gratuitamente nos postos de saúde do município e na Policlínica “Dr.Oabi Gebrim”. Esta é a chance para quem ficou de fora do primeiro mutirão se prevenir dessas doenças.
O agendamento também pode ser feito durante toda a semana. Seja nestes dias ou no dia principal da campanha, a interessada deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
A mamografia é recomendada para mulheres acima de 40 anos. Com a solicitação do exame, basta ir até a clínica credenciada e agendá-lo. Não há demora, a realização costuma ser marcada para o dia seguinte.
Quanto ao Papanicolau é indicado assim que a mulher iniciar a vida sexual. “Todas devem fazer esse exame uma vez ao ano, independente de ter uma vida sexual ativa ou não,” explicou a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues.
Durante a coleta, enfermeiras dão orientações sobre como buscar o resultado e de como é feito o acompanhamento necessário caso haja alguma alteração.
O sábado foi movimentado na Policlínica, segundo a secretária. Ela destacou o aumento na procura pelo diagnóstico e o retorno positivo de quem passou pelo exame que previne o câncer de mama. “Como a clínica ficou aberta até as 12h naquele dia, muitas fizeram o exame imediatamente. Foi uma ação de muito sucesso. Como o aparelho é digital, elas elogiaram, porque reduz o incômodo e a dor,” comentou.
Neste mutirão, foram realizados 718 exames de Papanicolau e 403 mamografias, números que superam a campanha em 2013, com 400 mamografias e 580 exames de Papanicolau.
“Muitas que estiveram no ano passado retornaram neste ano. Incluímos também a prevenção ao câncer de colo de útero, pois percebemos que o Outubro Rosa se tornou referência para as mulheres,” concluiu Lucélia Rodrigues.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Empreendedorismo e liderança impulsionam nova agenda para mulheres do Vale do Jequitinhonha dom, 16 de agosto de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 15 DE AGOSTO sáb, 15 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari Vôlei EVA Sub-16 Feminino realiza jogo preparatório antes do CBI sáb, 15 de agosto de 2026
- Campeonato Amador 2026 terá novo formato e começa em setembro sáb, 15 de agosto de 2026
- Prefeitura de Tupaciguara prepara construção de nova praça de 2.800 m² no bairro Jardim Europa sáb, 15 de agosto de 2026
- DRAKES/LDT ENGENHARIA MONTA SUPERELENCO PARA A PRIMEIRA COPA 89 MARAVILHA FM – LIGA TRIÂNGULO sáb, 15 de agosto de 2026
- América muda o comando, reforça o elenco e mira o título do Amador sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari promove aulão de dança como parte das comemorações pelo aniversário do município sáb, 15 de agosto de 2026
- Araguari nomeia novos membros do Conselho de Alimentação Escolar sáb, 15 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
