Sábado, 22 de Março de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Saúde promove mais um mutirão de marca-passo

qua, 25 de fevereiro de 2015 03:49
Realizado a cada três meses, o mutirão tem o objetivo de revisar os dispositivos
Em Araguari, mais de cem pessoas utilizam o marca-passo.Foto: Divulgação

Em Araguari, mais de cem pessoas utilizam o marca-passo.
Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – A secretaria de Saúde promove hoje, entre 7 e 11h, mutirão de exames gratuitos para revisão de marca-passo. O procedimento não exige agendamento. Por isso, basta os pacientes comparecerem na Policlínica “Dr. Oabi Gebrim” munidos dos cartões da unidade de atendimento e do marca-passo.

Segundo a diretora administrativa da Policlínica, Vanessa Barbosa Andrade a revisão é feita por um médico responsável e um técnico. “A revisão é fundamental para garantir a saúde do paciente e o bom funcionamento do equipamento. Lembrando que essa medição é necessária periodicamente. O tempo varia de acordo com o paciente e a vida útil do marca-passo”, explica.

Em Araguari, mais de cem pessoas utilizam o dispositivo e realizam constantemente os exames necessários pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “O paciente mais novo tem 30 anos de idade. A maioria tem mais de 60 anos”, detalhou a diretora administrativa.

Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 marca-passos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.

Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 767 marca-passos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.

No Brasil há mais de 300 mil portadores desses dispositivos em uso, sendo que são implantados a cada ano em torno de 40 mil novos dispositivos, no âmbito do SUS, convênios e particulares.

1 Comentário

  1. m disse:

    um evento importante e necessário para os portadores é divulgado HOJE a realização deste atendimento para HOJE!!!. um absurdo, não poderiam ter avisado ou promovido com antecedencia?

Deixe seu comentário: